Avaliação da pressão arterial sistólica sistêmica e frequência cardíaca em gatos com doença renal crônica, submetidos à contenção química durante hemodiálise

Autores

  • Karine Kleine Figueiredo dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Daniel Paulino Junior Universidade de Franca
  • Julio César Cambraia Veado Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana de Abreu Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p877

Palavras-chave:

Felinos, Técnicas dialíticas, Sedação.

Resumo

Hemodiálise (HD) é um método que pode ser utilizado de forma adjuvante, no tratamento da Injúria Renal Aguda (IRA) e Doença Renal Crônica (DRC), sendo capaz de substituir as funções excretora, de equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-base dos rins. Pela dificuldade de manipulação do paciente felino, para realização de hemodiálise, muitas vezes é necessário submetê-lo ao efeito de substâncias anestésicas. Contudo, poucos estudos foram realizados no sentido de avaliar a segurança, de cães e gatos com DRC, submetidos à hemodiálise. O presente estudo teve por objetivo avaliar dois protocolos de contenção química em felinos portadores de DRC e seus efeitos sobre a pressão arterial sistólica (PAS) e frequência cardíaca (FC), uma vez que o procedimento de circulação extracorpórea conduz o paciente a um quadro hipotensor. Foram selecionados doze felinos, adultos, com peso médio de 4 Kg, portadores de DRC, submetidos a dois protocolos anestésicos, sendo divididos em dois grupos: Grupo Propofol (GP) com seis animais, utilizando propofol, e o Grupo Cetamina-Midazolan (GCM), também com seis animais, utilizando associação cetamina-midazolan. Os dois fármacos foram empregados com intuito de permitir implantação de catéter venoso central (CVC) e hemodiálise. Os felinos do grupo GP, assim como os do grupo GCM, apresentaram alteração com diferença significativa das PAS e FC entre o momento basal e os demais momentos avaliados. Os dois protocolos mantiveram a PAS e FC dentro de intervalos de referência de valores de normalidade para a espécie estudada, sendo considerados seguros para serem utilizados em pacientes portadores de DRC, submetidos à implantação de catéter venoso central e hemodiálise.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karine Kleine Figueiredo dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Discente do Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Clínica Médica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

Daniel Paulino Junior, Universidade de Franca

Prof. Dr., Universidade de Franca, UNIFRAN, Franca, SP, Brasil. 

Julio César Cambraia Veado, Universidade Federal de Minas Gerais

Prof. Associado I, Escola de Medicina Veterinária; Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Juliana de Abreu Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente do Curso de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, Patologia e Ciências Clínicas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ, Brasil. 

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Santos, K. K. F. dos, Paulino Junior, D., Veado, J. C. C., & Pereira, J. de A. (2016). Avaliação da pressão arterial sistólica sistêmica e frequência cardíaca em gatos com doença renal crônica, submetidos à contenção química durante hemodiálise. Semina: Ciências Agrárias, 37(2), 877–884. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p877

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)