Tipologia de sistemas de produção leiteiros e pontos críticos de contaminação

Autores

  • Gilberto Henrique Simões Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Magali Soares dos Santos Pozza Universidade Estadual de Maringá
  • Maximiliane Alavarse Zambom Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Maichel Jhonattas Lange Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcelo Eduardo Neumann Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3923

Palavras-chave:

ACM, Estafilococos, Leite, Ordenha, Questionário, Tanque.

Resumo

 

A produção leiteira atual possui diversidade em seus sistemas existentes, ao gerar e proporcionar dificuldades em um padrão principalmente microbiológico. As práticas e manejos higiênico-sanitários adotadas são diversas e acarretam grande complexidade na evolução e melhora dos sistemas de produção. Com base nestes problemas, o objetivo do trabalho foi avaliar os tipos de sistemas de produção leiteiros da microrregião oeste do Paraná e quantificar Staphylococcus sp. em três pontos críticos na produção: ordenhadeira, mão-do-ordenhador, tanque de resfriamento e leite. Foram coletas 35 amostras de leite cru refrigerado conjuntamente com um guia semiestruturado referente ao manejo higiênico-sanitário existente, no período de setembro-outubro de 2012 no município de Marechal Cândido Rondon – PR. A partir destes dados (35 Sistemas de Produção Leiteiros), foram formados 5 grupos, conforme técnica de análise de clusters (CHA). A análise de correspondências múltiplas (ACM), apresentou nas duas primeiras dimensões, CP1 (81,43%) e CP2 (36,87%), importância para a explicação das variáveis utilizadas, sendo estas de produção e manejos higiênicos; e contaminações e controle de mastite, na devida ordem (CP1 e CP2). Foram encontradas contaminações médias de 9,9x101 UFC/ cm2, 2,2x104 UFC/ mão, 28 UFC/cm2 e 3,8x103 UFC/mL; para ordenhadeira, mãos dos ordenhadores, tanque de resfriamento e leite respectivamente. Os resultados encontrados revelam a presença do agente estafilococos nos sistemas de produção leiteiros, independentemente dos manejos higiênico-sanitários adotados. A orientação, planejamento e adequação dos manejos higiênico-sanitários podem melhorar significativamente a qualidade microbiológica do leite produzido, tanto qualitativamente quanto quantitativamente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilberto Henrique Simões, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Magali Soares dos Santos Pozza, Universidade Estadual de Maringá

Profª Adjunto, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR, Brasil.

Maximiliane Alavarse Zambom, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Profª Adjunto, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Maichel Jhonattas Lange, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Marcelo Eduardo Neumann, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Discente do Curso de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Marechal Cândido Rondon, PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Simões, G. H., Pozza, M. S. dos S., Zambom, M. A., Lange, M. J., & Neumann, M. E. (2015). Tipologia de sistemas de produção leiteiros e pontos críticos de contaminação. Semina: Ciências Agrárias, 36(6), 3923–3934. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3923

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>