Morfometria de agregados de um Latossolo sob diferentes sistemas de manejos do solo

Autores

  • Carla Eloize Carducci Universidade Federal de Santa Catarina
  • Antônio Carlos Tadeu Vitorino Universidade Federal da Grande Dourados
  • Milson Evaldo Serafim Instituto Federal do Mato Grosso
  • Erika Andressa da Silva Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p33

Palavras-chave:

Análise de imagem, Qualidade estrutural do solo, Sistemas de conservacionistas.

Resumo

As alterações dos atributos físicos do solo, principalmente nas camadas superficiais, são inerentes ao uso do solo. Mudanças estruturais podem influenciar diretamente a distribuição, estabilidade e especialmente a morfometria dos agregados, o que afeta o sistema poroso e todo o processo dinâmico da água e ar no solo. Entre as metodologias que permitem mensurar estas alterações a morfometria apresenta-se como uma ferramenta complementar aos métodos tradicionais. Objetivou-se com esse trabalho avaliar a qualidade estrutural de um Latossolo Vermelho Distroférrico sob diferentes manejos do solo, empregando técnicas morfométricas. Os tratamentos deste estudo foram: o sistema plantio direto (PD), pastagem (P) ambos com dez anos de cultivo e área sob vegetação nativa (VN – Cerrado). Foram amostrados agregados nas camadas de 0-0,10 e 0,10-0,20 m retidos no intervalo de 9,52 – 4,76 mm, 4,76 – 1,0mm, 1,0 – 0,5mm de diâmetro, obtidos por meio de um jogo de peneiras padrão. As análises dos agregados foram realizadas por meio de imagens 2D obtidas via scanner e analisadas com o programa QUANTPORO. As variáveis morfométricas avaliadas foram: Área, Perímetro, Aspecto, Rugosidade, Diâmetro de Ferret e Compacidade. Amostras com estrutura deformada foram coletadas nas mesmas profundidades para as seguintes determinações: granulometria, estabilidade de agregados em água, argila dispersa em água, grau de floculação e o conteúdo da matéria orgânica. Os diferentes sistemas de manejo do solo modificaram a morfometria dos agregados do solo, bem como seus atributos físicos, sendo que a magnitude dos efeitos causados pelo manejo aumenta no sentido do PD para a P.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Eloize Carducci, Universidade Federal de Santa Catarina

Prof. Dr., Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Campus de Curitibanos, Curitibanos, SC, Brasil.

Antônio Carlos Tadeu Vitorino, Universidade Federal da Grande Dourados

 

Prof. Dr. Adjunto IV, Faculdade de Ciências Agrárias, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Dourados, MS, Brasil.

Milson Evaldo Serafim, Instituto Federal do Mato Grosso

Prof. Dr. D3, Instituto Federal do Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres, Cáceres, MT, Brasil.

Erika Andressa da Silva, Universidade Federal de Lavras

Engª Agrª, Discente do Curso de Doutorado, Deptº de Ciência do Solo, Universidade Federal de Lavras, DCS/UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-02-29

Como Citar

Carducci, C. E., Vitorino, A. C. T., Serafim, M. E., & Silva, E. A. da. (2016). Morfometria de agregados de um Latossolo sob diferentes sistemas de manejos do solo. Semina: Ciências Agrárias, 37(1), 33–42. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p33

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)