Aditivos alimentares reduzem o crescimento de bactérias láticas em meio de cultura e em produtos cárneos, promovendo acréscimo da vida útil

Autores

  • Cleonice Mendes Pereira Sarmento Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Eliane Colla Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cristiane Canan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Francieli Dalcanton Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Gláucia Maria Falcão de Aragão Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3681

Palavras-chave:

Delineamento fatorial fracionário, Lactobacillus plantarum, Embutidos, Cloreto de sódio, Polifosfato de sódio.

Resumo

O rápido crescimento de bactérias láticas (BAL) em carnes e produtos cárneos leva a deterioração, reduzindo sua vida útil. Embora os aditivos alimentares sejam conhecidos por diminuir o crescimento de BAL, este efeito não tem sido avaliado especificamente. Neste trabalho, foi realizada uma análise detalhada dos efeitos do cloreto de sódio, polifosfato de sódio, lactato de sódio, nitrito/nitrato de sódio e alho no crescimento de Lactobacillus plantarum, em meio de cultura. Os resultados foram utilizados para desenvolver e testar experimentalmente formulações de produtos cárneos. Inicialmente, o efeito dos aditivos alimentares sobre o crescimento de L. plantarum foi avaliado utilizando um Delineamento Fatorial Fracionário (DFF), seguido por um Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR). O modelo de Gompertz Modificado foi ajustado às curvas de crescimento para determinar os parâmetros de cinetica de crescimento bacteriano . Níveis superiores de lactato de sódio e cloreto de sódio promoveram a diminuição dos parâmetros de crescimento para o L. plantarum (p?0,05). Foram desenvolvidas formulações de mortadela e linguiça suína defumada, contendo lactato de sódio 4,0% (w/w) e cloreto de sódio 2,4 – 3,5% (w/w). Em seguida, as mesmas foram armazenadas para o acompanhamento da vida útil pela contagem de BAL. Observou-se um aumento na duração da fase lag das formulações avaliadas. Também foi observado que o aumento da concentração de lactato de sódio nas concentrações estudadas promoveu um aumento de 22 dias na vida útil da linguiça suína defumada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleonice Mendes Pereira Sarmento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Profa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Deptº de Tecnologia de Alimentos, Medianeira Campus, Paraná, Brasil.

Eliane Colla, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Profa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Deptº de Tecnologia de Alimentos, Medianeira Campus, Paraná, Brasil.

Cristiane Canan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Profa, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Deptº de Tecnologia de Alimentos, Medianeira Campus, Paraná, Brasil.

Francieli Dalcanton, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Profa, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOChapecó, Chapecó, Santa Catarina, Brasil.

Gláucia Maria Falcão de Aragão, Universidade Federal de Santa Catarina

Profa, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Campus Universitário, Deptº de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, Florianópolis, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

Sarmento, C. M. P., Colla, E., Canan, C., Dalcanton, F., & Aragão, G. M. F. de. (2015). Aditivos alimentares reduzem o crescimento de bactérias láticas em meio de cultura e em produtos cárneos, promovendo acréscimo da vida útil. Semina: Ciências Agrárias, 36(6), 3681–3698. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6p3681

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)