Quantificação de proteínas de reserva durante a embebição de sementes de espécies nativas da caatinga

Autores

  • Fabrício Francisco Santos da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Bárbara França Dantas Embrapa Semiárido

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1733

Palavras-chave:

Floresta tropical seca, Germinação, Poincianella pyramidalis, Mobilização de reservas, Schinopsis brasiliensis, Sideroxylon obtusifolium.

Resumo

Poincianella pyramidalis (Fabaceae), Schinopsis brasiliensis (Anacardiaceae) e Sideroxylon obtusifolium (Sapotaceae) são espécies nativas da Caatinga e que apresentam grande importância biológica e potencial econômico. Pouco se sabe sobre a absorção de água e degradação de proteínas de reserva durante a germinação dessas espécies. O objetivo deste trabalho foi avaliar a embebição e quantificação de proteínas de reserva durante o processo germinativo de sementes de P. pyramidalis, S. brasiliensis and S. obtusifolium. Dois lotes de sementes de S. obtusifolium de vigor diferente foram utilizados. Quatro repetições de 20 sementes de P. pyramidalis, S. brasiliensis e S. obtusifolium, foram colocados em gerbox com papel germitest umedecido com água destilada e incubados durante 72, 200 e 624 horas. Antes e após a embebição as sementes foram pesadas até a extração sequencial e quantificação de proteínas de reserva. A germinação das sementes de P. pyramidalis, S. brasiliensis e S. obtusifolium tem um padrão de embebição trifásico bem definido. Assim, podemos concluir que a germinação das sementes de P. pyramidalis, S. brasiliensis e S. obtusifolium apresenta modelo trifásico na embebição bem definido. O conteúdo de proteínas de reserva de P. pyramidalis e S. brasiliensis degrada na medida em que suas sementes embebem. Os teores de albuminas, globulinas e glutelinas reduzem na medida em que as sementes de S. obtusifolium embebem.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabrício Francisco Santos da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Discente de Doutorado, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, Feira de Santana, BA, Brasil.

Bárbara França Dantas, Embrapa Semiárido

Pesquisadora, Embrapa Semiárido, Petrolina, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

Silva, F. F. S. da, & Dantas, B. F. (2016). Quantificação de proteínas de reserva durante a embebição de sementes de espécies nativas da caatinga. Semina: Ciências Agrárias, 37(4), 1733–1744. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n4p1733

Edição

Seção

Artigos