Qualidade da carne de ovinos Morada Nova submetidos a diferentes manejos alimentares

Autores

  • Antônio Clébio Ferreira da Silva Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Hélio Henrique Araújo Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Claudete Rodrigues Peres Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Adaílton Camelo Costa Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Diego Rodrigues de Sousa Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Ana Sancha Malveira Batista Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Aline Vieira Landim Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p911

Palavras-chave:

Confinamento, Lipídios, Maciez, Ovinos, Restrição alimentar.

Resumo

Objetivou-se avaliar o efeito da restrição alimentar pré e pós-natal sobre características qualitativas e do perfil lipídico da carne de ovinos da raça Morada Nova. Vinte e quatro cordeiros foram usados, machos, somente de parto simples, peso inicial 10,0 ± 3,07 kg e quatro meses de idade, distribuídos num delineamento inteiramente casualizado, em três grupos: restrição pré-natal (R-PRE; n=8) e pós-natal (R-POS; n=8), e ad libitum (ADLI; n=8). Para composição dos tratamentos experimentais foi considerado o manejo alimentar aplicado anteriormente nas ovelhas no terço final de gestação. Os tratamentos ADLI e R-POS foram formados por cordeiros nascidos de ovelhas alimentadas ad libitum no terço final da gestação. O tratamento R-PRE foi constituído por cordeiros nascidos de ovelhas submetidas à restrição no terço final de gestação em 60% da recomendação das exigências do grupo de ovelhas ad libitum. Para os cordeiros dos tratamentos ADLI e R-PRE a dieta foi fornecida permitindo-se sobras de 20% do total oferecido. Para os animais do tratamento R-POS foi imposto restrição de 30% em relação aos animais alimentados ad libitum. Os animais foram abatidos com peso vivo médio de 25 kg. Após isso, as carcaças foram resfriadas a 4°C por 24 horas. As mensurações de qualidade da carne foram realizadas no lado direito de cada carcaça. O pH foi determinado imediatamente após o abate e novamente após o resfriamento. Foram coletadas amostras do músculo longissimus dorsi e congelados a -20°C. Na carne, foram determinados os teores de umidade, cinzas, proteína e lipídios totais, capacidade de retenção de água, perda de peso por cocção, em seguida, submetidas à determinação da força de cisalhamento. A análise sensorial foi determinada pelo teste da escala hedônica sendo avaliados parâmetros sensoriais de dureza, suculência, sabor, aroma, aceitação global, e o determinado o perfil de ácidos graxos. Houve efeito da restrição alimentar para proteína, lipídeos e capacidade retenção de água (P0,05). Os teores de ácidos graxos saturados foram afetados pelos tratamentos (P0,05). A restrição alimentar não compromete a qualidade físico-química e sensorial da carne de cordeiros Morada Nova, e proporciona produto cárneo de qualidade e de boa aceitação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antônio Clébio Ferreira da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente, Deptº de Zootecnia, Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, CCAB, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Sobral, CE, Brasil. 

Hélio Henrique Araújo Costa, Universidade Federal de Minas Gerais

Discente, Deptº de Zootecnia, Escola de Veterinária, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil. 

Maria Claudete Rodrigues Peres, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente, Deptº de Zootecnia, Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, CCAB, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Sobral, CE, Brasil. .


Adaílton Camelo Costa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente, Deptº de Zootecnia, Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, CCAB, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Sobral, CE, Brasil.

Diego Rodrigues de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente, Deptº de Zootecnia, Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, CCAB, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA, Sobral, CE, Brasil.

Ana Sancha Malveira Batista, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Profa, Deptº de Zootecnia, Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, CCAB/UVA, Sobral, CE, Brasil. 

Aline Vieira Landim, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Profa, Deptº de Zootecnia, Centro de Ciências Agrárias e Biológicas, CCAB/UVA, Sobral, CE, Brasil. 

Downloads

Publicado

2016-04-26

Como Citar

Silva, A. C. F. da, Costa, H. H. A., Peres, M. C. R., Costa, A. C., Sousa, D. R. de, Batista, A. S. M., & Landim, A. V. (2016). Qualidade da carne de ovinos Morada Nova submetidos a diferentes manejos alimentares. Semina: Ciências Agrárias, 37(2), 911–920. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p911

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)