Influência do uso do solo na ocorrência e diversidade de FMAs em Latossolo no Sul do Brasil

Autores

  • Rodrigo Ferreira da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Rudinei De Marco Universidade Federal de Santa Maria
  • Gilvan Moisés Bertollo Universidade Federal de Santa Maria
  • Márcia Matsuoka Universidade Federal de Santa Maria
  • Diego Ricardo Menegol Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p1851

Palavras-chave:

Eucalipto, Floresta nativa, Plantio direto, Pomar de laranja, Videira.

Resumo

O uso do solo e fatores edáficos podem alterar a ocorrência e distribuição de fungos micorrízicos arbusculares. O objetivo do trabalho foi determinar a influência de diferentes usos do solo na comunidade de fungos micorrízicos arbusculares (FMAs). As áreas analisadas foram de floresta nativa, área de pousio, pastagem intensiva, pastagem extensiva, plantio direto, plantio convencional, pomar de laranja, videira e Eucalyptus dunnii. A partir da coleta de amostras de solo estabeleceu-se um cultivo armadilha com Brachiaria brizantha para a recuperação de espécies de FMAs, conduzida em câmara BOD em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Após três meses do cultivo armadilha, os esporos foram extraídos pelo método de peneiramento úmido e centrifugação em sacarose e identificados por meio de suas características morfológicas. Foram determinadas a abundância de esporos por espécie e por área avaliada, índice de riqueza de Margalef, equitabilidade de Pielou, dominância de Simpson e diversidade de Shannon. Os resultados revelaram a ocorrência de Glomus mosseae, Glomus aggregatum, Glomus clarum, Acaulospora P., e Scutellospora reticulata. O gênero Glomus foi o mais abundante nas áreas analisadas. A abundância de esporos de FMAs é maior no plantio direto. O pH do solo afeta a ocorrência de espécies de FMAs. A floresta nativa apresentou a menor dominância e maior diversidade de espécies de FMAs, quando comparada com as áreas submetidas a diferente uso do solo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Ferreira da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Prof. Dr., Deptº de Ciências Agronômicas e Ambientais, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Frederico Westphalen, RS.

Rudinei De Marco, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Ftalº, Discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Agricultura e Ambiente, PPGAAA, UFSM, Frederico Westphalen, RS. Bolsista CAPES.

Gilvan Moisés Bertollo, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, Discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Agricultura e Ambiente, PPGAAA, UFSM, Frederico Westphalen, RS. Bolsista CAPES.

Márcia Matsuoka, Universidade Federal de Santa Maria

Enga Agra, Profa Dra, Deptº de Ciências Agronômicas e Ambientais, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Frederico Westphalen, RS.

Diego Ricardo Menegol, Universidade Federal de Santa Maria

Engº Agrº, M.e em Agronomia, Agricultura e Ambiente, Laboratorista do Deptº de Ciências Agronômicas e Ambientais, UFSM, Frederico Westphalen, RS.

Downloads

Publicado

2015-07-02

Como Citar

Silva, R. F. da, De Marco, R., Bertollo, G. M., Matsuoka, M., & Menegol, D. R. (2015). Influência do uso do solo na ocorrência e diversidade de FMAs em Latossolo no Sul do Brasil. Semina: Ciências Agrárias, 36(3Supl1), 1851–1862. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3Supl1p1851

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)