Efeito da fermentação fúngica no teor de compostos fenólicos em casca de café robusta

Autores

  • Lady Rossana Palomino García Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas
  • Vanildo Luiz Del Bianchi Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p777

Palavras-chave:

Coffea canephora, Compostos bioativos, Fermentação em estado sólido, Penicillium purpurogenum.

Resumo

A casca de café é um subproduto abundante gerado pela indústria cafeeira, que pode ser usado para a produção de compostos fenólicos com alto valor agregado. Na atualidade, este resíduo não possui utilização comercial, devido à presença de compostos antinutricionais e é retornado ao solo ou queimado. O objetivo deste trabalho foi a avaliação do teor de compostos fenólicos na casca de café Robusta, a adequação deste resíduo como substrato para processos fermentativos, assim como, a avaliação da influência da fermentação fúngica em estado sólido na obtenção de compostos fenólicos a partir desse resíduo. Foi estudado o uso de diferentes solventes na extração dos polifenóis. O teor de compostos fenólicos na casca de café variou desde 96,9 até 159,5 mg de ácido gálico (AG)·g-1 substrato dependendo do solvente usado. O melhor solvente foi a acetona portanto, o mesmo foi selecionado para as extrações. Foi avaliado o efeito da fermentação em estado sólido na liberação dos compostos fenólicos, usando o fungo filamentoso Penicillium purpurogenum. O conteúdo de fenólicos totais aumentou de 159,5 até 243,2 mg AG·g-1 substrato por efeito da fermentação em estado sólido.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lady Rossana Palomino García, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas

Enga Química, Discente do Curso de Doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, UNESP, Campus de São José do Rio Preto, SP.

Vanildo Luiz Del Bianchi, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas

Engº Químico, Prof. Dr., Deptº de Engenharia e Tecnologia de Alimentos, UNESP, Campus de São José do Rio Preto, SP.

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

García, L. R. P., & Del Bianchi, V. L. (2015). Efeito da fermentação fúngica no teor de compostos fenólicos em casca de café robusta. Semina: Ciências Agrárias, 36(2), 777–786. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n2p777

Edição

Seção

Artigos