Aplicação de silício via solo no rendimento e na qualidade fisiológica de sementes de soja

Autores

  • Sandro de Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Elisa Souza Lemes Universidade Federal de Pelotas
  • Géri Eduardo Meneghello Universidade Federal de Pelotas
  • Lizandro Ciciliano Tavares Universidade Federal de Pelotas
  • Antonio Carlos Albuquerque Barros Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3029

Palavras-chave:

Glycine max (L. Merrill), Nutrição, Produtividade, Viabilidade.

Resumo

A utilização de sementes de qualidade, a equilibrada nutrição das plantas e a adoção de técnicas adequadas de cultivo são fundamentais para o sucesso da lavoura. O uso de silício (Si) é uma tecnologia limpa do ponto de vista ambiental, que pode conferir vários benefícios para as plantas como estimular o crescimento e a produção vegetal, proporcionar maior tolerância das plantas ao ataque de insetos e doenças, reduzira transpiração e aumentar a taxa fotossintética e, proteger contra estresses abióticos. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de Si oriundo da cinza de casca de arroz carbonizada, via solo, nas características agronômicas, na produtividade e na qualidade fisiológica das sementes de cultivares de soja. O experimento foi conduzido em vasos de 18 L preenchidos com solo, sob o delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. As cultivares de soja utilizadas foram BMX Turbo RR e NA 5909 RR, cultivadas sob cinco doses de silício via solo (0, 1, 2, 3, e 4 t ha-1). Foram avaliadas as características agronômicas e o rendimento de sementes (número total de legumes nos ramos, número total de sementes nos ramos, número total de legumes na haste principal, número total de sementes na haste principal, número total de legumes por planta, número total de sementes por planta, massa de sementes por planta e massa de 1000 sementes). A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada pelos testes de germinação e de vigor (primeira contagem da germinação, teste de frio, envelhecimento acelerado, comprimento da parte aérea e da raiz). A aplicação de silício via solo é benéfico para a cultura da soja, melhorando as principais características agronômicas (número total de legumes nos ramos, número total de sementes nos ramos, número total de legumes por planta, massa de sementes por planta) e aumentando o rendimento de sementes por planta na cultivar de soja BMX Turbo RR. A massa de mil sementes é influenciada positivamente até a dose de 1,67 t ha-1 para a cultivar BMX Turbo RR e até a dose de 2,32 t ha-1 para a cultivar NA 5909 RR. O vigor das sementes da cultivar BMX Turbo RR é incrementada com o uso de silício via solo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandro de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós Graduando do Curso de Ciência e Tecnologia de Sementes, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS.

Elisa Souza Lemes, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós Graduando do Curso de Ciência e Tecnologia de Sementes, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS.

Géri Eduardo Meneghello, Universidade Federal de Pelotas

Dr. em Ciência e Tecnologia em Sementes, UFPel, Pelotas, RS.

Lizandro Ciciliano Tavares, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós Graduando do Curso de Ciência e Tecnologia de Sementes, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS.

Antonio Carlos Albuquerque Barros, Universidade Federal de Pelotas

Prof. Dr., Curso de Pós-Graduação de Ciência e Tecnologia de Sementes, UFPel, Pelotas, RS.

Downloads

Publicado

2015-10-21

Como Citar

Oliveira, S. de, Lemes, E. S., Meneghello, G. E., Tavares, L. C., & Barros, A. C. A. (2015). Aplicação de silício via solo no rendimento e na qualidade fisiológica de sementes de soja. Semina: Ciências Agrárias, 36(5), 3029–3042. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3029

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)