Participação do óxido nítrico na fisiopatologia da doença renal crônica

Autores

  • André Luiz Baptista Galvão Centro Universitário de Rio Preto
  • Marileda Bonafim Carvalho Faculdade de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária/Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n5p2625

Palavras-chave:

Creatinina, Hipertensão, Proteinúria.

Resumo

 

O óxido nítrico (NO) é um radical livre, gasoso, inorgânico, que possui sete elétrons de nitrogênio e oito de oxigênio, possuindo um elétron desemparelhado. Este composto é produzido a partir da L-arginina por uma reação mediada pela enzima NO-sintase. Trata-se de um radical abundante que age em uma variedade de processos biológicos, em especial, quando produzido pelas células endoteliais desempenha um papel significante no controle cardiovascular, como modulador da resistência vascular periférica e agregação plaquetária, possuindo também a função de neurotransmissor e de mediador de processos inflamatórios. Nos rins o NO tem sido considerado em muitas funções fisiológicas como: (a) regulação da hemodinâmica glomerular e da função tubuloglomerular; (b) participação na natriurese pressórica; (c) manutenção da perfusão medular; (d) inibição da reabsorção de sódio tubular; e (e) atuação como modulador da atividade do sistema nervoso simpático. Diante de tais funções, a ocorrência de sua deficiência está associada na doença renal crônica (DRC) em vasoconstrição e consequentemente hipertensão glomerular, hipertensão arterial sistêmica (HAS), proteinúria e progressão da disfunção renal. O presente trabalho possui como escopo descrever a participação do NO na fisiologia renal, bem como na fisiopatologia da DRC.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Luiz Baptista Galvão, Centro Universitário de Rio Preto

Prof. Dr., Centro Universitário de Rio Preto, UNIRP, São José do Rio Preto, SP.

Marileda Bonafim Carvalho, Faculdade de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária/Universidade Estadual Paulista

Profa Dra, Faculdade de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária/Universidade Estadual Paulista, FCAV/UNESP, Jaboticabal, SP.

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

Galvão, A. L. B., & Carvalho, M. B. (2014). Participação do óxido nítrico na fisiopatologia da doença renal crônica. Semina: Ciências Agrárias, 35(5), 2625–2634. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n5p2625

Edição

Seção

Artigos de revisões

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)