Ocorrência de anticorpos anti-Toxoplasma gondii e Ehrlichia canis em cães com alterações nervosas atendidos em hospital veterinário universitário

Autores

  • Angela Ferronatto Girardi Universidade Federal de Mato Grosso
  • Samara Rosolem Lima Universidade Federal de Mato Grosso
  • Andréia Lima Tomé Melo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Eveline da Cruz Boa Sorte Universidade Federal de Mato Grosso
  • Arleana do Bom Parto Ferreira de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso
  • Adriane Jorge Mendonça Universidade Federal de Mato Grosso
  • Daniel Moura Aguiar Universidade Federal de Mato Grosso
  • Valéria Régia Franco Sousa Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p1913

Palavras-chave:

Toxoplasmose, Erliquiose, Neurologia, Síndromes nervosas.

Resumo

 

A toxoplasmose é uma zoonose causada por Toxoplasma gondii. Em cães é na maioria das vezes assintomática em decorrência da efetividade do sistema imunológico. Entretanto, em alguns casos pode desencadear inúmeros sinais clínicos, incluindo comprometimento neuromuscular, sendo os sinais mais descritos ataxia, andar em círculos, alterações de comportamento, convulsões, espasmos e tremores. A toxoplasmose geralmente manifesta-se após imunodepressão e por isso, frequentemente pode estar associada a infecções imunossupressoras como as causadas pelo vírus da cinomose e Ehrlichia canis. E. canis é uma rickettsia intracelular obrigatória de células hematopoiéticas maduras ou imaturas e de monócitos caninos, agente etiológico da Erliquiose Monocítica Canina (EMC). Assim como a toxoplasmose, a EMC também pode ocasionar sinais nervosos. Este estudo tem o objetivo de estimar a prevalência de anticorpos contra T. gondii e E. canis e caracterizar as respectivas síndromes clínicas em cães com sinais nervosos atendidos em um hospital veterinário. Entre maio de 2010 a dezembro de 2011, cães com sinais nervosos atendidos no HOVET-UFMT foram submetidos a exame neurológico para determinação das síndromes nervosas. Amostras de soro e sangue total foram coletadas para realização de reação de imunofluorescência indireta (RIFI) para T. gondii e E. canis e para avaliação hematológica. Observaram-se prevalências de 10,3 e 94,8% para T. gondii e E. canis respectivamente, e a síndrome mais frequente foi a multifocal ocorrendo em 53,5% dos casos, seguido de alterações medulares em 22,4%, alteração cerebral em 10,3%, síndrome paroxística em 10,3% dos casos e síndrome neuropática com 3,5% dos casos. Não houve associação estatística entre as variáveis analisadas (titulação para T. gondii, E. canis e síndromes nervosas). Como conclusão, a ocorrência de coinfecção por T. gondii e E.canis pode contribuir para a manifestação clínica da toxoplasmose, em virtude do caráter oportunista do parasito em relação ao estabelecimento de doença.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angela Ferronatto Girardi, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, PPGVET, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, MT.

Samara Rosolem Lima, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, PPGVET, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, MT.

Andréia Lima Tomé Melo, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente de Doutorado do PPGVET, UFMT, Cuiabá, MT.

Eveline da Cruz Boa Sorte, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente de Especialização do Programa de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária, HOVET, UFMT, Cuiabá, MT.

Arleana do Bom Parto Ferreira de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso

Profª do Deptº de Clínica Médica, CLIMEV/FAMEV, UFMT, Cuiabá, MT.

Adriane Jorge Mendonça, Universidade Federal de Mato Grosso

Profª do Deptº de Clínica Médica, CLIMEV/FAMEV, UFMT, Cuiabá, MT.

Daniel Moura Aguiar, Universidade Federal de Mato Grosso

Prof. do Deptº de Clínica Médica, CLIMEV/FAMEV, UFMT, Cuiabá, MT.

Valéria Régia Franco Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso

Profª do Deptº de Clínica Médica, CLIMEV/FAMEV, UFMT, Cuiabá, MT.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

Girardi, A. F., Lima, S. R., Melo, A. L. T., Boa Sorte, E. da C., Almeida, A. do B. P. F. de, Mendonça, A. J., Aguiar, D. M., & Sousa, V. R. F. (2014). Ocorrência de anticorpos anti-Toxoplasma gondii e Ehrlichia canis em cães com alterações nervosas atendidos em hospital veterinário universitário. Semina: Ciências Agrárias, 35(4), 1913–1922. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p1913

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>