Nosectomia em felinos portadores de carcinoma espinocelular - Relato de sete casos

Autores

  • Rafael Ricardo Huppes Universidade Estadual Paulista
  • Andrigo Barboza de Nardi Universidade Estadual Paulista
  • Ricardo Andres Ramirez Uscategui Universidade Estadual Paulista
  • Josiane Morais Pazzini Universidade Estadual Paulista
  • Jorge Luiz Costa Castro Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p919

Palavras-chave:

Gato, Narinas, Flape, Cirurgia reconstrutiva.

Resumo

O carcinoma de células escamosas é um tumor maligno dos queratinócitos, o diagnostico definitivo desta doença se baseia no exame histopatológico das lesões. As narinas dos gatos é uma das regiões comumente afetadas por esta neoplasia. A resposta aos agentes quimioterapêuticos, criocirurgia e radioterapia não é muito promissora, por este motivo a ressecção cirúrgica é instituída a fim de remover a maior quantidade de tecido comprometido e proporcionar margens cirúrgicas livres, nos casos de envolvimento nasal, realiza-se nosectomia, muitas vezes precisando utilizar técnicas reconstrutivas como os flapes de avanço para a síntese das feridas cirúrgicas. Devido a grande incidência de pacientes felinos com esta entidade, o presente estudo objetiva relatar e discutir a eficácia da nosectomia em sete felinos acometidos pela doença. Conclui-se que a nosectomia é uma técnica com fim terapêutica, eficaz em cinco dos setes pacientes felinos, resseccionando a massa tumoral com margem e proporcionando tempo e qualidade de vida aceitável.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Ricardo Huppes, Universidade Estadual Paulista

Discente do Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária, no curso de Doutorado da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, FCAV/UNESP, Jaboticabal, SP.

Andrigo Barboza de Nardi, Universidade Estadual Paulista

Prof. do Deptº de Clínica e Cirurgia Veterinária, FCAV/UNESP, Jaboticabal, SP.

Ricardo Andres Ramirez Uscategui, Universidade Estadual Paulista

Discente do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Veterinária, no curso de Doutorado da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV/UNESP, Jaboticabal, SP.

Josiane Morais Pazzini, Universidade Estadual Paulista

Discente do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Veterinária, no curso de Mestrado da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, FCAV/UNESP, Jaboticabal, SP.

Jorge Luiz Costa Castro, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Prof. do Curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR, Curitiba, PR.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Como Citar

Huppes, R. R., Nardi, A. B. de, Uscategui, R. A. R., Pazzini, J. M., & Castro, J. L. C. (2014). Nosectomia em felinos portadores de carcinoma espinocelular - Relato de sete casos. Semina: Ciências Agrárias, 35(2), 919–926. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n2p919

Edição

Seção

Relatos de Casos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)