Prevalência da erliquiose monocítica canina e anaplasmose trombocítica em cães suspeitos de hemoparasitose em Cuiabá, Mato Grosso

Autores

  • Rute Witter Universidade Federal de Mato Grosso
  • Sarah Nunes Vecchi Universidade Federal de Mato Grosso
  • Thábata dos Anjos Pacheco Universidade Federal de Mato Grosso
  • Andréia Lima Tomé Melo Universidade Federal de Mato Grosso
  • Adriana Borsa Universidade Federal de Mato Grosso
  • Afonso Lodovico Sinkoc Universidade Federal de Mato Grosso
  • Adriane Jorge Mendonça Universidade Federal de Mato Grosso
  • Daniel Moura de Aguiar Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p3811

Palavras-chave:

Ehrlichia canis, Anaplasma platys, Anemia, Trombocitopenia, Sorologia, PCR.

Resumo

O presente estudo avaliou a ocorrência da Erliquiose Monocítica Canina e Anaplasmose Trombocitotrópica Canina em 77 cães atendidos no Hospital Veterinário (HOVET) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no ano de 2009, buscando associar à possíveis dados clínicos e hematológicos. Os cães foram avaliados pela amplificação parcial do genes dsb e 16S rRNA de Ehrlichia canis e Anaplasma platys e Reação de Imunofluorescência Indireta (RIFI) para E. canis. DNA de E. canis foi detectado em 18 (23,3%) e de A. platys em 07 (9,1%) cães. Cinquenta e quatro (70,1%) cães foram soropositivos, com títulos variando de 40 a 327.680. Observou-se maior frequência de positivos pela PCR para E.canis nos cães com idade até 12 meses, com anemia, linfopenia e trombocitopenia (P? 0,05). Dentre os positivos para A. platys, os cães leucopênicos apresentaram tendência à positividade pela PCR (P=0,07). Segundo os resultados da RIFI, cães apresentando trombocitopenia e hiperproteinemia foram associados a soropositividade (P?0,05). Dentre os animais positivos pela PCR para E. canis, a linfoadenopatia e alterações pulmonares foram observada em 15 (30,6%) e 4 (57,1%) cães respectivamente (P?0,05). Outras alterações não apresentaram associação significativa (P>0,05) para E. canis e A. platys. E. canis foi a única espécie de Ehrlichia detectada em cães atendidos no HOVET no ano de 2009, apresentando alta taxa de infecção em cães jovens e estatisticamente associada a cães anêmicos e trombocitopênicos. Por outro lado, A. platys apresentou baixa ocorrência entre os cães analisados.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rute Witter, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente de Graduação do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Cuiabá, MT.

Sarah Nunes Vecchi, Universidade Federal de Mato Grosso

Médica Veterinária Residente do Hospital Veterinário, UFMT, Cuiabá, MT.

Thábata dos Anjos Pacheco, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, UFMT, Cuiabá, MT.

Andréia Lima Tomé Melo, Universidade Federal de Mato Grosso

Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, UFMT, Cuiabá, MT.

Adriana Borsa, Universidade Federal de Mato Grosso

Profª do Deptº de Clinica Médica Veterinária da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia e do Laboratório de Doenças Parasitárias do Hospital Veterinário, UFMT, Cuiabá, MT.

Afonso Lodovico Sinkoc, Universidade Federal de Mato Grosso

Prof. do Deptº de Clinica Médica Veterinária da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia e do Laboratório de Doenças Parasitárias do Hospital Veterinário, UFMT, Cuiabá, MT.

Adriane Jorge Mendonça, Universidade Federal de Mato Grosso

Profª do Deptº de Clinica Médica Veterinária da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia e do Laboratório de Patologia Clinica Veterinária do Hospital Veterinário, UFMT, Cuiabá, MT.

Daniel Moura de Aguiar, Universidade Federal de Mato Grosso

Prof. do Deptº de Clinica Médica Veterinária da Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia e do Laboratório de Virologia e Rickettsioses do Hospital Veterinário, UFMT, Cuiabá, MT.

Downloads

Publicado

2013-12-17

Como Citar

Witter, R., Vecchi, S. N., Pacheco, T. dos A., Melo, A. L. T., Borsa, A., Sinkoc, A. L., Mendonça, A. J., & Aguiar, D. M. de. (2013). Prevalência da erliquiose monocítica canina e anaplasmose trombocítica em cães suspeitos de hemoparasitose em Cuiabá, Mato Grosso. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl2), 3811–3822. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p3811

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>