Teste de condutividade elétrica para determinação do potencial fisiológico de sementes de aveia branca

Autores

  • Julhana Cristina Sponchiado Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Clovis Arruda Souza Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Cileide Maria Medeiros Coelho Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2405

Palavras-chave:

Avena sativa, Efluxo de eletrólitos, Vigor de sementes.

Resumo

A determinação da condutividade elétrica (CE) constitui um teste rápido e de fácil execução para avaliação do vigor de sementes. No entanto, ainda faltam informações sobre a eficiência e tempo de embebição para o teste CE na avaliação do vigor das sementes de aveia branca. Assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos do período de embebição na condutividade elétrica e verificar a eficiência comparativa com outros testes de vigor em sementes dessa espécie. O experimento foi conduzido utilizando-se oito lotes de sementes de aveia branca da cultivar URS Guria, sendo quatro provenientes de plantas tratadas com fungicida e quatro sem aplicação de fungicida durante o ciclo da cultura. O teste de CE foi conduzido à temperatura de 20ºC, por períodos de 2, 4, 8, 12, 16, 24, 36 e 48 horas de imersão, em 50mL de água destilada, utilizando-se 2g de sementes. Realizou-se também teste de germinação, primeira contagem, emergência em areia, índice de velocidade de emergência, comprimento de plântula, leitura de potássio e envelhecimento acelerado. Foi adotado delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Com tempo de embebição de duas horas já é possível distinguir lotes quanto à qualidade fisiológica das sementes estudadas, com base no teste CE. Os lotes de sementes provenientes de plantas tratadas com fungicida possuem maior vigor. O teste de condutividade elétrica se correlacionou negativamente e significativamente (P <0,05) com os testes de vigor: primeira contagem da germinação, emergência em areia e índice de velocidade de emergência e também correlação negativa, porém fraca (P <0,10) com os testes de: germinação, envelhecimento acelerado, comprimento de plântula e lixiviação de potássio. O teste de condutividade elétrica é eficiente, sendo indicado para avaliar o potencial fisiológico de sementes de aveia branca.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julhana Cristina Sponchiado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Lages, SC.

Clovis Arruda Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina

Prof. Associado do Deptº de Agronomia, Centro de Ciências Agroveterinárias, UDESC, Lages, SC.

Cileide Maria Medeiros Coelho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Profª Adjunta do Deptº de Agronomia, Centro de Ciências Agroveterinárias, UDESC, Lages, SC.

Downloads

Publicado

2014-09-04

Como Citar

Sponchiado, J. C., Souza, C. A., & Coelho, C. M. M. (2014). Teste de condutividade elétrica para determinação do potencial fisiológico de sementes de aveia branca. Semina: Ciências Agrárias, 35(4Supl), 2405–2414. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4Suplp2405

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)