Teste de tetrazólio em sementes de timbaúba

Autores

  • Narjara Walessa Nogueira Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Salvador Barros Torres Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Rômulo Magno Oliveira de Freitas Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n6p2967

Palavras-chave:

Enterolobium contortisiliquum, Potencial fisiológico, Viabilidade.

Resumo

O teste de tetrazólio tem se mostrado uma alternativa promissora na determinação da viabilidade e do vigor da semente de espécies florestais pela qualidade e rapidez na obtenção dos dados. Dessa forma, o presente trabalho foi desenvolvido objetivando-se padronizar a metodologia de condução do teste de tetrazólio para a avaliação da qualidade fisiológica de lotes de sementes de timbaúba. Para avaliar qualidade fisiológica das sementes os quatro lotes foram submetidos às seguintes determinações: teor de água, teste de germinação, primeira contagem e velocidade de germinação. Quatro repetições, com 25 sementes de cada lote, foram submersas em solução de tetrazólio nas concentrações de 0,1; 0,07 e 0,050%, e mantidas no escuro a 35 °C, por períodos de 1; 3 e 6 horas. Decorridos os períodos de coloração, as sementes foram lavadas, seccionadas longitudinalmente entre os cotilédones e classificados em viáveis e não viáveis. A exposição das sementes pelos períodos de uma hora e de seis horas mostrou-se inadequada para a condução do teste de tetrazólio, uma vez que não promoveu a coloração adequada a interpretação dos resultados. O teste de tetrazólio é uma alternativa viável para a avaliação de vigor de lotes de timbaúba. Para condução do teste recomenda-se a escarificação das sementes seguida de embebição em água por 24 horas e retirada do tegumento, com posterior imersão das sementes por três horas em solução de tetrazólio de 0,075%, a 35 ºC.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Narjara Walessa Nogueira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engª Agrª, Discente de Doutorado em Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN.

Salvador Barros Torres, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engº Agrº, Dr. em Fitotecnia. Pesquisador, Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte, EMPARN. Prof. Colaborador, UFERSA, Mossoró, RN.

Rômulo Magno Oliveira de Freitas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Engº Agrº, Discente de Doutorado em Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN.

Downloads

Publicado

2014-12-09

Como Citar

Nogueira, N. W., Torres, S. B., & Freitas, R. M. O. de. (2014). Teste de tetrazólio em sementes de timbaúba. Semina: Ciências Agrárias, 35(6), 2967–2976. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n6p2967

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)