Presença de Campylobacter spp. em cortes refrigerados de frango

Autores

  • Juliane Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2829

Palavras-chave:

Detecção, Carne de frango crua, Campylobacter spp, Segurança de alimentos.

Resumo

Campylobacter spp. é causa frequente de doença bacteriana transmitida por alimentos. As aves, especialmente o frango, são reservatórios de C. jejuni. O objetivo desse trabalho foi avaliar a presença de Campylobacter spp. em cortes refrigerados de frango comercializados em Londrina, Paraná. Um total de 50 amostras de cortes de frango, tais como, peito, coxa e sobrecoxa, foram analisadas. A confirmação da presença de Campylobacter spp. foi realizada por meio da reação em cadeia da polimerase das colônias características desenvolvidas em meio seletivo-diferencial. Das 50 amostras de carne de frango analisadas, 28 (56%) foram positivas para Campylobacter spp. A carne de frango é um possível veículo de transmissão de Campylobacter para o ser humano. Este estudo ressalta a importância da avaliação da ocorrência de Campylobacter em carne de frango, devido ao número significativo de amostras positivas encontradas e a ausência de dados epidemiológicos acessíveis no Brasil. Além disso, podemos destacar a necessidade da orientação correta da população em relação à manipulação e cozimento da carne de frango para prevenir a infecção humana por Campylobacter spp.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliane Alves, Universidade Estadual de Londrina

Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos, Deptº de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Centro de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª do Deptº de Ciência e Tecnologia de Alimentos, UEL, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Alves, J., & Oliveira, T. C. R. M. de. (2013). Presença de Campylobacter spp. em cortes refrigerados de frango. Semina: Ciências Agrárias, 34(6), 2829–2836. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2829

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)