Avaliação do efeito de extrato de farinha de alfarroba (Ceratonia siliqua L.) na estabilidade oxidativa e cor de hambúrgueres congelados

Autores

  • Claudia Severo Rosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Ernesto Kubota Universidade Federal de Santa Maria
  • Marília Stein Universidade Federal de Santa Maria
  • Gabriela Predebon Nogara Universidade Federal de Santa Maria
  • Maira Vizzotto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2277

Palavras-chave:

Farinha, Hambúrguer, Oxidação, Cor.

Resumo

A oxidação lipídica é uma reação importante que limita a vida de prateleira de vários alimentos, especialmente em carnes. Os compostos fenólicos podem ser extraídos de vegetais e plantas e atuam como antioxidantes naturais em alimentos. A vagem da alfarroba é rica em taninos condensados (16–20 %) que podem exercer proteção contra a oxidação lipídica. Este trabalho teve como objetivo obter o extrato de alfarroba testando dois solventes e avaliar o efeito do extrato obtido com melhor capacidade antioxidante na estabilidade oxidativa e cor dos hambúrgueres congelados. Os solventes usados na extração foram a acetona a 70% e a água. Foram realizadas análises de composição centesimal (teor de umidade, carboidratos, proteínas, lipídios e cinzas), medida de cor e índice de TBARS (Thiobarbituric Acid Reactive Substances) nos hambúrgueres. O extrato obtido com acetona a 70% foi o que apresentou os melhores resultados. Os valores encontrados na composição centesimal dos hambúrgueres de carne bovina mostraram que os mesmos estão de acordo com o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Hambúrguer. Com relação à cor, os hambúrgueres T3, T4 e T5 apresentaram uma coloração mais escura. No período final de estocagem o valor de TBARS para os hambúrgueres adicionados de diferentes níveis de extrato hidroacetônico apresentaram valores que variaram de 0,137 a 0,253 mg (MDA)/kg de amostra, enquanto o controle apresentou valor de 2,12 mg (MDA)/kg de amostra. Pode-se concluir que os extratos adicionados proporcionaram estabilidade oxidativa aos hambúrgueres.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Severo Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS.

Ernesto Kubota, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS.

Marília Stein, Universidade Federal de Santa Maria

Discente, UFSM, Santa Maria, RS.

Gabriela Predebon Nogara, Universidade Federal de Santa Maria

Discente, UFSM, Santa Maria, RS.

Maira Vizzotto, Universidade Federal de Santa Maria

Discente, UFSM, Santa Maria, RS.

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Rosa, C. S., Kubota, E., Stein, M., Nogara, G. P., & Vizzotto, M. (2013). Avaliação do efeito de extrato de farinha de alfarroba (Ceratonia siliqua L.) na estabilidade oxidativa e cor de hambúrgueres congelados. Semina: Ciências Agrárias, 34(5), 2277–2286. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2277

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)