Umedecimento do substrato e temperatura na germinação e vigor de sementes de melão

Autores

  • Hugo Tiago Ribeiro Amaro Universidade Federal de Viçosa
  • Andréia Márcia Santos de Souza David Universidade Estadual de Montes Claros
  • Lucas Vinícius de Souza Cangussú Universidade Estadual de Montes Claros
  • Bruno Rafael Alves Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros
  • Miquéias de Oliveira Assis Universidade Estadual de Montes Claros
  • Cecília Soares Veloso Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1119

Palavras-chave:

Cucumis melo L., Análise de sementes, Teste de germinação.

Resumo

O

O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar diferentes volumes de água destilada no substrato e temperaturas na germinação e no vigor de sementes de melão, variedade pepino. O experimento foi conduzido no Laboratório de Análise de Sementes da Unimontes, no período de fevereiro a abril de 2012. A semeadura foi realizada em rolos de papel do tipo “germitest”, umedecidos com volumes (mL) de água destilada equivalentes a 1,0; 1,5; 2,0; 2,5 e 3,0 vezes o peso do substrato seco, sem adição posterior de água, com três folhas por rolo. Os rolos foram mantidos em germinadores previamente regulados nas temperaturas constantes de 25 e 30°C e alternada de 20-30ºC. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 3 (volumes de água destilada e temperaturas), com quatro repetições de 50 sementes. Avaliou-se a porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento de raiz e parte aérea, massa fresca e seca de plântulas. Diante dos resultados, conclui-se que as combinações de volume de água destilada no substrato e a temperatura de exposição que proporcionam melhores respostas na germinação e no vigor das sementes de melão, variedade pepino, são de 1,0 vez o peso do substrato seco na temperatura de 30ºC e 3,0 vezes o peso do substrato seco a 25 e 20-30ºC. Dentre as temperaturas estudadas, a temperatura de 30ºC promove melhores respostas em todas as variáveis analisadas, sendo recomendada como temperatura adicional para avaliação da qualidade fisiológica de sementes de melão.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hugo Tiago Ribeiro Amaro, Universidade Federal de Viçosa

Engº Agrº, Discente de Doutorado em Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG.

Andréia Márcia Santos de Souza David, Universidade Estadual de Montes Claros

Engª Agrª, Profª do Deptº de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Campus Janaúba, MG.

Lucas Vinícius de Souza Cangussú, Universidade Estadual de Montes Claros

Discente em Agronomia, Deptº de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Campus Janaúba, MG.

Bruno Rafael Alves Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros

Discente em Agronomia, Deptº de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Campus Janaúba, MG.

Miquéias de Oliveira Assis, Universidade Estadual de Montes Claros

Discente em Agronomia, Deptº de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Campus Janaúba, MG.

Cecília Soares Veloso, Universidade Estadual de Montes Claros

Discente em Agronomia, Deptº de Ciências Agrárias, Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Campus Janaúba, MG.

Downloads

Publicado

2014-06-23

Como Citar

Amaro, H. T. R., David, A. M. S. de S., Cangussú, L. V. de S., Rodrigues, B. R. A., Assis, M. de O., & Veloso, C. S. (2014). Umedecimento do substrato e temperatura na germinação e vigor de sementes de melão. Semina: Ciências Agrárias, 35(3), 1119–1130. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1119

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)