Produtividade de batata-doce e propriedades físicas e químicas de solo em função de adubação orgânica e mineral

Autores

  • Amarílis Beraldo Rós Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
  • Nobuyoshi Narita Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios
  • Andréia Cristina Silva Hirata Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p205

Palavras-chave:

Ipomoea batatas, Esterco, NPK, Fertilizante, Raiz tuberosa.

Resumo

A batata-doce geralmente é cultivada com baixos investimentos em adubação, todavia a cultura pode apresentar significativo incremento de produtividade quando é realizada adubação adequada ao seu cultivo. Neste trabalho objetivou-se avaliar a influência do uso de fontes e doses de fertilizantes na produtividade da cultura da batata-doce e em propriedades físicas e químicas do solo. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, no esquema fatorial 3x5, com três repetições. Os tratamentos do experimento foram constituídos por fontes de fertilizante (esterco de galinha, fertilizante mineral com composição química equivalente aos nutrientes encontrados nas doses de esterco de galinha e adubação combinada de esterco de galinha (50%) com adubo mineral (50%) com somatório de nutrientes equivalente aos nutrientes encontrados nas doses de esterco de galinha) e doses de fertilizante (equivalentes a 0, 3, 6, 9 e 12 t ha-1 de esterco de galinha). Como resultado do trabalho, verificou-se que a cultura responde à adubação do solo, com acréscimos de produtividades total e comercial com a utilização de esterco de galinha, fertilizantes minerais e a combinação de ambos até as doses aproximadas de 5,8; 6,5 e 7,0 t ha-1, respectivamente. A adubação com esterco de galinha, isolada ou combinada com adubo mineral, promove as maiores produtividades. Não há diferença na densidade do solo e na porosidade total em função de fontes de fertilizantes ou doses utilizadas. A adição dos fertilizantes promove acréscimos nos valores de pH e nos teores de matéria orgânica, P, K, Ca e Mg do solo em relação ao solo sem adição de fertilizantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Amarílis Beraldo Rós, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Engª Agrª, Pesquisadora, Drª do Polo Alta Sorocabana, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA, Presidente Prudente, SP.

Nobuyoshi Narita, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Engª Agrª, Pesquisadora, Drª do Polo Alta Sorocabana, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA, Presidente Prudente, SP.

Andréia Cristina Silva Hirata, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios

Engª Agrª, Pesquisadora, Drª do Polo Alta Sorocabana, Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, APTA, Presidente Prudente, SP.

Downloads

Publicado

2014-02-26

Como Citar

Rós, A. B., Narita, N., & Hirata, A. C. S. (2014). Produtividade de batata-doce e propriedades físicas e químicas de solo em função de adubação orgânica e mineral. Semina: Ciências Agrárias, 35(1), 205–214. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n1p205

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)