Pimenteira ornamental submetida a tratamentos com daminozide em vasos com fibra de côco ou areia

Autores

  • Ingrid Bernardo de Lima Universidade Federal do Ceará
  • Arivaldo Braga dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Julianny Jéssyca Sousa da Fonseca Universidade Federal do Ceará
  • Roberto Jun Takane Universidade Federal do Ceará
  • Claudivan Feitosa de Lacerda Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3597

Palavras-chave:

Floricultura, Capsicum annuum, Inibidor de giberelina, Regulador de crescimento, Substrato.

Resumo

Cresce a procura por pimenteiras ornamentais no mercado de plantas envasadas e compactas, sendo possível sua obtenção através do uso de reguladores de crescimento associados ao cultivo em substratos de fácil aquisição e capazes de proporcionar mudas de alta qualidade a baixo custo. Objetivou-se avaliar o efeito das aplicações e concentrações do regulador de crescimento daminozide em plantas de pimenta ornamental cultivadas em vasos contendo como substratos fibra de côco (FC) ou areia. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado arranjados em esquema fatorial 2 × 5, constituído por dois tipos de substrato (FC e areia) e cinco concentrações de daminozide (0; 2; 4; 6 e 8 g L-1), aplicadas três vezes ao longo do ciclo, aos 25, 40 e 55 dias após a semeadura. Foram avaliadas as seguintes variáveis: altura e diâmetro do caule; número, largura e comprimento dos frutos; massa seca dos frutos, folhas, caules e raízes, índice relativo de clorofila, fotossíntese liquida, condutância estomática, concentração interna de CO2, taxa de transpiração e temperatura das folhas. Daminozide reduziu a altura das plantas de pimenta em ambos os substratos, sendo a fibra de côco o substrato que proporcionou plantas de maior vigor e desenvolvimento. Com o aumento das concentrações do regulador, plantas de pimenta apresentaram caules mais espessos, menor altura e área foliar, folhas com maiores índices de clorofila, redução das seguintes variáveis: largura e comprimento dos frutos, taxa de transpiração, fotossíntese líquida e condutividade estomática das plantas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ingrid Bernardo de Lima, Universidade Federal do Ceará

Engª Agrª, Discente de Doutorado no Curso de Pós Graduação em Agronomia, Fitotecnia, Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE.

Arivaldo Braga dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Discente do Curso de Graduação em Engenharia Agronômica, UFC, Fortaleza, CE.

Julianny Jéssyca Sousa da Fonseca, Universidade Federal do Ceará

Discente do Curso de Graduação em Engenharia Agronômica, UFC, Fortaleza, CE.

Roberto Jun Takane, Universidade Federal do Ceará

Prof. Dr. do Deptº de Fitotecnia, UFC, Fortaleza, CE.

Claudivan Feitosa de Lacerda, Universidade Federal do Ceará

Prof. Dr. do Deptº de Engenharia Agrícola, UFC, Fortaleza, CE.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

Lima, I. B. de, Santos, A. B. dos, Fonseca, J. J. S. da, Takane, R. J., & Lacerda, C. F. de. (2013). Pimenteira ornamental submetida a tratamentos com daminozide em vasos com fibra de côco ou areia. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl1), 3597–3610. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3597

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)