Influência do silício na produção e na qualidade de frutos do morangueiro

Autores

  • Maria Ligia Souza Silva Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Juliano Tadeu Vilela de Resende Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Anderson Ricardo Trevizam Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Alex Sandro Torre Figueiredo Universidade Estadual do Centro Oeste
  • Kélin Schwarz Centro de Energia Nuclear na Agricultura

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3411

Palavras-chave:

Nutrição de plantas, Elemento benéfico, Fragaria x ananassa sp.

Resumo

No Brasil, a cultura do morangueiro é uma importante atividade para pequenos e médios agricultores. Entre os fatores importantes para a cultura está a adubação, que pode interferir na produção e qualidade dos frutos. O silício (Si) é um dos elementos pouco estudados na adubação, que demonstrou benefícios para várias culturas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a influência do Si sobre a produção e a concentração de antocianinas e acidez titulável nos frutos e leitura SPAD (clorofila) nas folhas do morango. O experimento foi realizado em casa de vegetação utilizando-se vasos com 14,5 kg de solo corrigido, adubado e três mudas (cultivar Milsei Tudla) foram transplantadas para os vasos. Os tratamentos constituíram da aplicação de Si nas doses de 0; 12,5; 25, 50 e 100 mg kg-1, via solo ou foliar. Durante o experimento foi realizado a leitura SPAD (clorofila) e ao final do experimento a parte área foi coletada, seca, pesada, moída e analisada em relação ao teor e acúmulo de Si. Os frutos coletados foram pesados e analisados a concentração de antocianinas e acidez titulável. As adubações com Si, aplicadas via solo ou foliar, contribuíram para o aumento da produção de frutos, em especial com a aplicação via solo. A aplicação via foliar ou solo promoveu aumento nos valores de acidez titulável e antocianinas. As doses de Si aplicadas via solo ou foliar influenciaram na leitura SPAD (clorofila), das folhas. O Si independente da forma de aplicação promoveu melhorias no cultivo do morangueiro.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Ligia Souza Silva, Universidade Estadual do Centro Oeste

Profa Drª Adjunto, Deptº de Agronomia, Universidade Estadual do Centro Oeste, UNICENTRO, Campus Cedeteg, Guarapuava, PR.

Juliano Tadeu Vilela de Resende, Universidade Estadual do Centro Oeste

Prof Dr. Adjunto D, Deptº de Agronomia, UNICENTRO, Campus Cedeteg, Guarapuava, PR.

Anderson Ricardo Trevizam, Universidade Estadual do Centro Oeste

Químico, Pós-Doutorando do Deptº de Agronomia, UNICENTRO, Campus Cedeteg, Guarapuava, PR.

Alex Sandro Torre Figueiredo, Universidade Estadual do Centro Oeste

Engo Agro, Discente de Mestrado em Agronomia do Deptº de Agronomia, UNICENTRO, Campus Cedeteg, Guarapuava, PR.

Kélin Schwarz, Centro de Energia Nuclear na Agricultura

Nutricionista, Discente de Doutorado em Ciências no Laboratório de Irradiação de Alimentos e Radioentomologia, Centro de Energia Nuclear na Agricultura, CENA/USP, Piracicaba, SP.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

Silva, M. L. S., Resende, J. T. V. de, Trevizam, A. R., Figueiredo, A. S. T., & Schwarz, K. (2013). Influência do silício na produção e na qualidade de frutos do morangueiro. Semina: Ciências Agrárias, 34(6Supl1), 3411–3424. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3411

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)