Densidades de semeadura e safras de cultivo no desempenho produtivo de cultivares de feijoeiro-comum

Autores

  • Marcos Gleidson Pereira dos Santos Universidade Federal de Viçosa
  • Abner José de Carvalho Universidade Estadual de Montes Claros
  • Andréia Márcia Santos de Souza David Universidade Estadual de Montes Claros
  • Hugo Tiago Ribeiro Amaro Universidade Federal de Viçosa
  • Neiva Maria Batista Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais
  • Vanet Batista de Souza Universidade Estadual de Montes Claros
  • José Eustáquio de Souza Carneiro Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n5p2309

Palavras-chave:

Técnicas culturais, Phaseolus vulgaris L., Densidade de semeadura, Rendimento.

Resumo

Embora existam outros aspectos relacionados, como clima, solo e manejo da cultura, o hábito de crescimento da cultivar é um dos principais fatores envolvidos na resposta do feijoeiro à densidade de semeadura. Para tanto, o emprego de densidade de semeadura adequada é fator fundamental à obtenção de melhores respostas tecnológicas que resultem em maiores produtividades de grãos na cultura do feijão. Com o objetivo de estudar os efeitos de densidades de semeadura e safras de cultivo sobre o rendimento de grãos e componentes primários de rendimento de cultivares de feijoeiro, foi conduzido um experimento nas safras da seca e de inverno. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial 4x5, envolvendo quatro cultivares de feijoeiro (Ouro Vermelho, Ouro Negro, Madrepérola e Manteigão Vermelho) e cinco densidades de semeadura (100, 200, 300, 400 e 500 mil plantas ha-1). Em ambas as safras, o delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro repetições. Por ocasião da colheita foi avaliado o estande final, o rendimento de grãos e os componentes primários (número de vagens por planta, número de grãos por vagem e massa de cem grãos). Realizou-se análise de variância conjunta para safras, e os efeitos de densidade de semeadura foram submetidos à análise de regressão, já os efeitos de cultivares foram estudados pelo teste de Tukey e os de safras pelo teste F, a 1 e a 5%. Com exceção do cultivar Ouro Negro cultivado na safra de inverno, em que o maior rendimento de grãos é obtido com população em torno de 300 mil plantas por hectare, o aumento na densidade de semeadura não interfere na produtividade do feijoeiro. Independentemente da densidade de semeadura, o feijoeiro cultivado na safra da seca apresenta maior número de grãos por vagem, maior massa média de cem grãos do que o cultivado na safra de inverno.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcos Gleidson Pereira dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Engo Agro, Mestre em Produção Vegetal, Discente do Curso de Doutorado em Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG.

Abner José de Carvalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Engo Agro, Prof. Dr., Deptº de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Montes Claros, MG.

Andréia Márcia Santos de Souza David, Universidade Estadual de Montes Claros

Engª Agrª, Profª Drª, Deptº de Ciências Agrárias da Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Montes Claros, MG.

Hugo Tiago Ribeiro Amaro, Universidade Federal de Viçosa

Engo Agro, Mestre em Produção Vegetal, Discente do Curso de Doutorado em Fitotecnia, Universidade Federal de Viçosa, UFV, Viçosa, MG.

Neiva Maria Batista Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Engª Agrª, Profª Drª, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Machado, MG.

Vanet Batista de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros

Engª Agrª, M.e em Produção Vegetal, UNIMONTES, Montes Claros, MG.

José Eustáquio de Souza Carneiro, Universidade Federal de Viçosa

Engo Agro, Prof. M.e do Deptº de Fitotecnia, DFT/UFV, Viçosa, MG.

Downloads

Publicado

2014-11-05

Como Citar

Santos, M. G. P. dos, Carvalho, A. J. de, David, A. M. S. de S., Amaro, H. T. R., Vieira, N. M. B., Souza, V. B. de, & Carneiro, J. E. de S. (2014). Densidades de semeadura e safras de cultivo no desempenho produtivo de cultivares de feijoeiro-comum. Semina: Ciências Agrárias, 35(5), 2309–2324. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n5p2309

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)