Estudo dos nichos ecológicos de leveduras patogênicas das espécies Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii na cidade de Londrina, PR

Autores

  • Aline Artioli Machado Yamamura Universidade Estadual de Londrina
  • Roberta Lemos Freire Universidade Estadual de Londrina
  • Milton Hissashi Yamamura Universidade Estadual de Londrina
  • Alessandra Taroda Universidade Estadual de Londrina
  • Aline Felix Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n2p793

Palavras-chave:

Pombos, Leveduras, Ecologia dos fungos, Cryptococcus spp., Criptococose.

Resumo

Os fungos patogênicos das espécies Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii podem ser encontrados no meio ambiente em guano de pombos, solo com excrementos de pombos e pássaros, além de matéria vegetal de árvores. O objetivo deste estudo foi investigar a presença das espécies patogênicas de Cryptococcus em solo com excrementos de pombos, solo com matéria vegetal e em madeira em decomposição de partes ocas de árvores existentes em lugares públicos da cidade de Londrina, PR. Trinta locais foram selecionados dentre praças, parques e ruas da região central da cidade onde amostras foram coletadas de: solo com excretas de pombos (n=120), solo com matéria vegetal da base das árvores (n=120) e swab de matéria vegetal em decomposição de partes ocas de árvores, no período de junho de 2009 a março de 2010. As coletas abrangeram três estações do ano: inverno, primavera e verão, nesse período 360 amostras foram obtidas e analisadas em quatro diferentes etapas. As espécies foram identificadas por meio de análise microscópica da cultura e crescimento em meios seletivos. Um total de cinco amostras foi positivo para Cryptococcus spp. (1,38%), três amostras foram identificadas como C. neoformans (0,84%), duas amostras de solo com excrementos de pombos e uma amostra vegetal do solo. As amostras eram provenientes de um parque, uma rua e uma praça localizados na área central de Londrina. C. gattii foi isolado das outras duas amostras (0,54%), uma em solo com excrementos de pombos e outra em amostra de matéria vegetal do solo obtida de dois parques da cidade localizados em área desprotegida contra insolação e chuvas. Não foi obtido isolamento de Cryptococcus spp. das 120 amostras de swab de madeira em decomposição de partes ocas das 12 espécies de árvores amostradas. Os resultados das análises do meio ambiente confirmaram a ocorrência das espécies patogênicas Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii em locais onde a população suscetível de humanos e animais podem ser expostos aos propágulos infecciosos dos fungos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Artioli Machado Yamamura, Universidade Estadual de Londrina

Profª. de Microbiologia Veterinária, Deptº de Medicina Veterinária Preventiva, Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Agrárias, UEL, Londrina, PR.

Roberta Lemos Freire, Universidade Estadual de Londrina

Profª. de Epidemiologia Aplicada à Medicina Veterinária, Deptº de Medicina Veterinária Preventiva, UEL/CCA, Londrina, PR.

Milton Hissashi Yamamura, Universidade Estadual de Londrina

Prof. de Parasitologia Veterinária, Deptº de Medicina Veterinária Preventiva, UEL/CCA, Londrina, PR.

Alessandra Taroda, Universidade Estadual de Londrina

Especialização em Residência de Moléstias Infecciosas, Deptº de Medicina Veterinária Preventiva, UEL/CCA, Londrina, PR.

Aline Felix, Universidade Estadual de Londrina

Especialização em Residência de Moléstias Parasitárias, Deptº de Medicina Veterinária Preventiva, UEL/CCA, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2013-05-14

Como Citar

Yamamura, A. A. M., Freire, R. L., Yamamura, M. H., Taroda, A., & Felix, A. (2013). Estudo dos nichos ecológicos de leveduras patogênicas das espécies Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii na cidade de Londrina, PR. Semina: Ciências Agrárias, 34(2), 793–804. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n2p793

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>