Biomassa e atividade microbiana do solo sob pastagem em sistemas de monocultura e silvipastoril

Autores

  • Gynna Silva Azar Universidade Estadual do Piauí
  • Ademir Sérgio Ferreira de Araújo Universidade Estadual do Piauí
  • Maria Elizabeth de Oliveira Universidade Estadual do Piauí
  • Danielle Maria Machado Ribeiro Azevêdo Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2727

Palavras-chave:

Decomposição, Indicadores biológicos, Matéria orgânica do solo.

Resumo

A biomassa microbiana é um importante componente do solo que contribui para manutenção do ecossistema de pastagens, principalmente em solos tropicais. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi avaliar a biomassa e atividade microbiana do solo sob pastagem em sistemas de monocultura de pasto de Brachiaria brizantha cv. Marandu, e em sistema silvipastoril formado por pasto e coqueiros (Cocos nucifera). O experimento foi conduzido em 2009, no período de maio a novembro de 2009 no Campo Experimental da Embrapa Meio-Norte em Parnaíba-PI. Avaliou-se a fertilidade do solo, o carbono orgânico (Corg), o carbono da biomassa microbiana (Cmic), a respiração do solo (CO2), e a atividade decompositora das bactérias e fungos. O delineamento experimental adotado foi o de blocos ao acaso, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram constituídas pelos sistemas (monocultura e silvipastoril) e, as subparcelas, por seis épocas de avaliação (30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias). Houve diferenças significativas para as variáveis estudadas entre os solos das áreas de pastagens em sistemas de monocultura e silvipastoril. O solo sob silvipastoril apresentou valores superiores ao da monocultura para o conteúdo de Cmic, Corg e CO2. A comunidade bacteriana proporcionou maiores valores de decomposição para a palha de capim no sistema de silvipastoril. Os menores valores foram observados para a decomposição da palhada pela comunidade fúngica. Os resultados indicam que o sistema silvipastoril favorece a biomassa e atividade microbiana do solo. Além disso, a atividade decompositora é acelerada neste sistema.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gynna Silva Azar, Universidade Estadual do Piauí

D.Sc., Prof. da Universidade Estadual do Piauí, Campus de Picos, UESPI, Picos, PI.

Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, Universidade Estadual do Piauí

D.Sc., Prof. da UESPI, Centro de Ciências Agrárias, Laboratório de Qualidade do Solo, Campus da Socopo, Teresina, PI. Bolsista do CNPq.

Maria Elizabeth de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí

D.Sc., Prof. do Deptº de Zootecnia UESPI, Centro de Ciências Agrárias, Campus da Socopo, Teresina, PI.

Danielle Maria Machado Ribeiro Azevêdo, Universidade Estadual do Piauí

D.Sc., Pesquisadora da Embrapa Meio Norte, Teresina, PI.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Azar, G. S., Araújo, A. S. F. de, Oliveira, M. E. de, & Azevêdo, D. M. M. R. (2013). Biomassa e atividade microbiana do solo sob pastagem em sistemas de monocultura e silvipastoril. Semina: Ciências Agrárias, 34(6), 2727–2736. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2727

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)