Manejo do lodo de esgoto e nitrogênio mineral na fertilidade do solo ao longo do tempo

Autores

  • Thomaz Figueiredo Lobo Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • Helio Grassi Filho Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • Leonardo Theodoro Büll Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”
  • Lais Lorena Queiroz Moreira Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2705

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Matéria orgânica e acidez do solo.

Resumo

A utilização de lodo de esgoto é uma prática promissora para o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis. O objetivo deste trabalho foi verificar a melhoria na fertilidade do solo sobre diferentes manejos de lodo de esgoto e de nitrogênio mineral após 7 aplicações deste resíduo. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental São Manuel pertencente à Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu, localizada no município de São Manuel. Foi adotado um delineamento experimental em blocos casualizados constituído por 6 tratamentos e 5 repetições assim definidos: T0 - sem adubação nitrogenada, T1 - adubação química nitrogenada de acordo com a necessidade da cultura, T2 - 50% adubação nitrogenada proveniente do lodo de esgoto e 50% na forma da adubação química, T3 - 100% da adubação nitrogenada do recomendado pela cultura, proveniente do lodo de esgoto, T4 – 150% da adubação nitrogenada proveniente do lodo de esgoto e T5 - 200% da adubação nitrogenada proveniente do lodo de esgoto. Foram feitas sete aplicações de lodo de esgoto com as seguintes culturas (ano 1 – girassol, ano 2 girassol, ano 3 - aveia e feijão, ano 4 – triticale e girassol, ano 5 – trigo), sendo que as três primeiras aplicações foram com lodo de esgoto tratado e as demais aplicações foram com lodo compostado. Na profundidade de 0 a 20 cm o lodo de esgoto promoveu um incremento nos teores de matéria orgânica, P, S, H+Al, CTC e decréscimo no pH do solo. Na profundidade de 20 a 40 cm o lodo de esgoto promoveu uma diminuição no pH e aumento nos teores de matéria orgânica, P, H+Al, K, Ca, SB, CTC e S. O N mineral influenciou o aumento do S na profundidade de 20 a 40 cm.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thomaz Figueiredo Lobo, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Engº Agrº, Pós-Doutorando do Curso de Irrigação, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP, Botucatu, SP.

Helio Grassi Filho, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Engº Agrº, Dr. do Deptº de Recursos Naturais e Ciência do Solo, UNESP, Botucatu, SP.

Leonardo Theodoro Büll, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Engº Agrº, Dr. do Deptº de Recursos Naturais e Ciência do Solo, UNESP, Botucatu, SP.

Lais Lorena Queiroz Moreira, Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”

Engª Agrª, Discente de Mestrado do curso de irrigação, UNESP, Botucatu, SP.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Lobo, T. F., Grassi Filho, H., Büll, L. T., & Moreira, L. L. Q. (2013). Manejo do lodo de esgoto e nitrogênio mineral na fertilidade do solo ao longo do tempo. Semina: Ciências Agrárias, 34(6), 2705–2726. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2705

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)