Frações da matéria orgânica em áreas de Latossolo sob diferentes sistemas de manejo no Cerrado do estado de Goiás

Autores

  • Roni Fernandes Guareschi Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcos Gervasio Pereira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Adriano Perin Instituto Federal Goiano

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2615

Palavras-chave:

Carbono orgânico do solo, Fracionamento químico, Sistema de plantio direto, Pastagem.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar as frações químicas e físicas da matéria orgânica do solo (MOS), bem como realizar a análise espectroscópica na região do ultravioleta-visível do ácido húmico em amostras de um Latossolo Vermelho sob sistema de plantio direto (SPD) com diferentes anos de implantação, e compará-las a áreas de cerrado nativo e pastagem. Foram avaliadas cinco áreas, a saber: cerrado nativo (CE) “stricto sensu”; pastagem plantada (PA) com Brachiaria decumbens; SPD com 3 (SPD3) anos de implantação; SPD com 15 anos (SPD15) de implantação e SPD com mais de 20 (SPD20) anos de implantação. Os teores e estoques de carbono total e das frações húmicas da MOS, aumentaram em função do tempo de implantação do SPD em todas as profundidades analisadas, tendo as frações húmicas apresentado a seguinte ordem: fração ácido fúlvico > fração ácido húmico > fração humina. Os resultados obtidos demonstraram que em função do tempo de implantação do SPD está ocorrendo um aumento das frações mais estáveis das substâncias húmicas e das frações físicas da MOS, proporcionando uma maior estabilidade deste sistema. Verifica-se aumento da relação E4/ E6 dos ácidos húmicos em função do tempo de implantação do SPD, demonstrando um aumento de estruturas alifáticas. A área PA avaliada apresentou os menores teores e estoques das frações húmicas, carbono associado aos minerais (CAM) e relação E4/E6, demonstrando estar em um estádio avançado de degradação em relação às demais áreas avaliadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Roni Fernandes Guareschi, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Tecnólogo em produção de grãos, Doutorando em Ciência do Solo, Deptº de Solos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ.

Marcos Gervasio Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

D.Sc., Prof. do Deptº de Solos, UFRRJ, Seropédica, RJ.

Adriano Perin, Instituto Federal Goiano

D.Sc., Prof. do Deptº de Fitotecnia, Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde, IF Goiano, Rio Verde, GO.

Downloads

Publicado

2013-12-11

Como Citar

Guareschi, R. F., Pereira, M. G., & Perin, A. (2013). Frações da matéria orgânica em áreas de Latossolo sob diferentes sistemas de manejo no Cerrado do estado de Goiás. Semina: Ciências Agrárias, 34(6), 2615–2628. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2615

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>