Análise de crescimento e partição de assimilados em plantas de fisalis submetidas a intervalos de adubação foliar

Autores

  • Tiago Pedó Universidade Federal de Pelotas
  • Tiago Zanatta Aumonde Universidade Federal de Pelotas
  • Nei Fernandes Lopes Universidade Federal de Pelotas
  • Francisco Amaral Villela Universidade Federal de Pelotas
  • Carlos Rogério Mauch Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2247

Palavras-chave:

Physalis peruviana, Área foliar, Matéria seca, Taxas de crescimento.

Resumo

O trabalho foi conduzido em casa de vegetação e objetivou analisar o crescimento e a partição de assimilados em Physalis peruviana submetida a intervalos de adubação foliar. As plantas foram coletadas a intervalos regulares de quatorze dias após o transplante até o final do ciclo e foram determinados a massa seca e a área foliar. A partir dos dados primários foi aplicada a análise de crescimento, sendo calculados a massa seca total (Wt), taxas de produção de matéria seca (Ct), crescimento relativo (Rw) e assimilatória liquída (Ea), índice de área foliar (L), razões de área foliar (Fa) e massa foliar (Fw), área foliar específica (Sa), partição de matéria seca entre órgãos e o número de frutos. Plantas de Physalis peruviana submetidas à adubação foliar quinzenal atingiram maior Wt, Ct, superior número de frutos e semelhante matéria seca de frutos (Wfr) a plantas submetidas à aplicação de adubação foliar semanal e superior Wfr em relação a plantas sem adubação foliar. Desse modo, a aplicação de adubação foliar proporcionou benefícios no crescimento e na partição de assimilados em plantas de Physalis peruviana.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tiago Pedó, Universidade Federal de Pelotas

Engº Agrº, Discente de Doutorado em PPG C&T de Sementes, Deptº de Fitotecnia, FAEM, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS. Bolsista CAPES.

Tiago Zanatta Aumonde, Universidade Federal de Pelotas

 

Engº Agrº, Discente de Doutorado em PPG C&T de Sementes, Deptº de Fitotecnia, FAEM, Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS. Bolsista CAPES.

 

Nei Fernandes Lopes, Universidade Federal de Pelotas

Engº Agrº, Prof. Titular Aposentado, Deptº de Botânica, PPG Fisiologia Vegetal, UFPel, Pelotas, RS.

Francisco Amaral Villela, Universidade Federal de Pelotas

Engº Agrícola, Prof. Associado, Deptº de Fitotecnia, PPG C&T de Sementes, UFPel, Pelotas, RS. Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível II do CNPq.

Carlos Rogério Mauch, Universidade Federal de Pelotas

 

Engº Agrº, Prof. Associado, Deptº de Fitotecnia, PPG Sistemas de Produção Agrícola Familiar, UFPel, Pelotas, RS.

 

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Pedó, T., Aumonde, T. Z., Lopes, N. F., Villela, F. A., & Mauch, C. R. (2013). Análise de crescimento e partição de assimilados em plantas de fisalis submetidas a intervalos de adubação foliar. Semina: Ciências Agrárias, 34(5), 2247–2256. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2247

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)