Portaenxertos e métodos de enxertia na produção de mudas de Atemoieira (Annona squamosa L. x Annona cherimola Mill.)

Autores

  • Grazianny Andrade Leite Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Vander Mendonça Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Luciana Freitas de Medeiros Mendonça Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Lydio Luciano de Gois Ribeiro Dantas Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Poliana Samara de Castro Freitas Cunha Universidade Federal Rural do Semiárido

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2117

Palavras-chave:

Atemóia, Propagação vegetative, Araticum-do-brejo, Pinha.

Resumo

Este experimento teve por finalidade avaliar a propagação por enxertia de atemoieira sobre dois portaenxertos (Annona squamosa L. e Annona glabra L.). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 2 x 5, sendo dois portaenxertos e cinco métodos de enxertia em 5 blocos e 10 plantas por parcela, totalizando 500 plantas. Foram avaliadas aos 60 dias após a enxertia as variáveis pegamento dos enxertos (%), enxertos brotados (%), enxertos dormentes (%) e enxertos vivos (%). Também foram avaliados comprimento da parte aérea (cm), diâmetro do colo (mm), comprimento do sistema radicular (cm), número de folhas (unidade/planta), massa seca do sistema radicular (g/planta), massa seca da parte aérea (g/ planta), massa seca total (g/ planta) e relação massa seca da parte aérea e massa seca do sistema radicular. Os dados referentes ao diâmetro dos portaenxertos e as médias das características do enxerto foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott, ao nível de 5% de probabilidade. No tocante às características de percentagem de pegamento, enxertos vivos, brotados e dormentes, os dados foram transformados em para análise de variância, sendo as médias comparadas pelo teste de Scott- Knott, ao nível de 5% de probabilidade. A atemoieira ‘Gefner’ pode ser enxertada nos portaenxertos Annona glabra L. e Annona squamosa L. pelo método de garfagem fenda cheia. Os métodos de enxertia inglês simples e inglês complicado podem ser utilizados se a atemoieira ‘Gefner’ for enxertada no portaenxerto Annona squamosa L. O método de enxertia por borbulhia não é eficiente para a produção de mudas de atemoieira ‘Gefner’.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Grazianny Andrade Leite, Universidade Federal Rural do Semiárido

Engª Agrª, M.e em Fitotecnia, Discente de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN.

Vander Mendonça, Universidade Federal Rural do Semiárido

Engª Agrª, Prof. Dr. Adjunto do Deptº de Ciências Vegetais, UFERSA, Mossoró, RN.

Luciana Freitas de Medeiros Mendonça, Universidade Federal Rural do Semiárido

Engª Agrª, M.e em Fitotecnia, Discente de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, UFERSA, Mossoró, RN.

Lydio Luciano de Gois Ribeiro Dantas, Universidade Federal Rural do Semiárido

Eng° Agrº, Discente de Mestrado do Programa de Pós Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal do Ceará, UFC, Fortaleza, CE.

Poliana Samara de Castro Freitas Cunha, Universidade Federal Rural do Semiárido

Engª Agrª, M.e em Fitotecnia da UFERSA, Mossoró, RN.

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Leite, G. A., Mendonça, V., Mendonça, L. F. de M., Dantas, L. L. de G. R., & Cunha, P. S. de C. F. (2013). Portaenxertos e métodos de enxertia na produção de mudas de Atemoieira (Annona squamosa L. x Annona cherimola Mill.). Semina: Ciências Agrárias, 34(5), 2117–2128. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n5p2117

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)