Caracterização imunoistoquímica de neoplasias de bexigas associadas à hematúria enzoótica bovina

Autores

  • Maria Aparecida da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Julio Lopes Sequeira Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Ana Paula Madureira Universidade Federal de São João Del Rei
  • Louisiane Carvalho Nunes Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p281

Palavras-chave:

Citoqueratina, Vimentina, CD31, Uroplaquina III, Hematúria enzoótica bovina.

Resumo

A hematúria enzoótica bovina é caracterizada pelo desenvolvimento de lesões hemangiomatosas relacionadas a diversos tipos de processos neoplásicos de origem epitelial e mesenquimal. O uso de biomarcadores pode auxiliar na classificação tumoral. Objetivou-se com este trabalho determinar a histogênese das lesões neoplásicas encontradas em bexigas, de animais da microrregião do Caparaó, ES com hematúria enzoótica bovina. Para isto foi realizada a imunoistoquímica com os anticorpos primários: anti-vimentina, anti-citoqueratina, anti-CD31 e anti-uroplaquina. As neoplasias encontradas foram carcinoma urotelial, carcinoma in situ, adenocarcinoma, hemangioma, mixoma e hemangiossarcoma. As marcações da citoqueratina em neoplasias epiteliais e da vimentina em neoplasias mesenquimais foram significativas (p<0,05). CD31 mostrou positividade em todos os vasos de todas as amostras, no entanto, a marcação foi significativa (p<0,05) nas células endoteliais tumorais das neoplasias mesenquimais de origem vascular, como hemangiomas e hemangiossarcomas. A marcação da uroplaquina III foi diferente nos diversos tipos neoplásicos e não demonstrou diferença significativa (p>0,05). Em relação ao tipo de marcação no urotélio, observou-se que a maioria das neoplasias mostrou marcação atípica, entretanto, nos hemangiossarcomas não houve marcação do urotélio em nenhuma das amostras. A análise estatística de Spearman revelou correlação positiva (rs= 0,63, p= 0,05) entre vimentina e CD31 e entre citoqueratina e uroplaquina (rs= 0,61, p= 0,05). Concluiu-se que os biomarcadores anti-citoqueratina, anti-vimentina e anti-CD31 são importantes para o diagnóstico das neoplasias epiteliais, mesenquimais e vasculares, respectivamente. É possível utilizar em associação vimentina e CD31 em neoplasias mesenquimais vasculares e citoqueratina e uroplaquina em neoplasias epiteliais. A uroplaquina demonstrou-se um marcador efetivo não somente para o diagnóstico tumoral, mas também para a avaliação da integridade urotelial.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Aparecida da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Discente de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. UENF, Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, RJ.

Julio Lopes Sequeira, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Prof. do Deptº de Clínica Veterinária. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, UNESP, Botucatu, SP.

Ana Paula Madureira, Universidade Federal de São João Del Rei

Profª do Deptº de Engenharia de Biossistemas. Universidade Federal de São João Del Rei, UFSJ, São João Del Rei, MG.

Louisiane Carvalho Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo

Profª do Deptº de Medicina Veterinária. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Alegre, ES.

Downloads

Publicado

2013-03-04

Como Citar

Silva, M. A. da, Sequeira, J. L., Madureira, A. P., & Nunes, L. C. (2013). Caracterização imunoistoquímica de neoplasias de bexigas associadas à hematúria enzoótica bovina. Semina: Ciências Agrárias, 34(1), 281–292. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p281

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)