Qualidade de solo em áreas de cambissolo com diferentes manejos de pastagem

Autores

  • Rogério Resende Martins Ferreira Recuperação Ambiental
  • Bruno Vieira Maciel Universidade Estadual de Londrina
  • Anna Ignes de Souza Braga Carneiro Lemes Universidade Estadual de Londrina
  • Thadeu Rodrigues de Melo Universidade Estadual de Londrina
  • João Tavares Filho Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl2p3069

Palavras-chave:

Atributos físicos, Atributos químicos, Degradação do solo.

Resumo

Atualmente, busca-se nas atividades agrosilvopastoris a obtenção do maior retorno dos investimentos com equilíbrio social e sem degradar o meio ambiente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade física e química de um Cambissolo, após 30 anos sob dois manejos de pastagens. O trabalho foi realizado em uma microbacia situada na Bacia do Alto Rio Grande (MG), em dois tipos de manejos de pastagem extensiva comuns na região: pastagem nativa sem queimada anual e pastagem nativa manejada com queimada anual, e em uma área de reserva legal que serviu de referência. Nessas áreas foram analisados: CTCpH7,0, matéria orgânica, densidade e porosidade do solo. De acordo com os resultados obtidos concluiu-se que os valores de densidade do solo, matéria orgânica, capacidade de troca de cátions e macro porosidade não diferiram na camada de solo analisada (0 – 20 cm) nos dois manejos estudados. Os polígonos formados no gráfico radial, comparando a área referência com os dois manejos estudados, são de magnitude e formato diferentes ao formado pelos valores de referência, indicando que o manejo sem queimadas anuais deve ser melhorado em relação à densidade do solo; já o manejo com queimadas anuais deve ser melhorado em relação à densidade, matéria orgânica, capacidade de troca de cátions e macroporosidade do solo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rogério Resende Martins Ferreira, Recuperação Ambiental

Engº Agrº Dr., Projeto Maria de Barro/Recuperação Ambiental.

Bruno Vieira Maciel, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina, UEL, Cx Postal 6001, 86051-990, Londrina, PR. Bolsistas PIBIC e Fundação Araucária.

Anna Ignes de Souza Braga Carneiro Lemes, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina, UEL, Cx Postal 6001, 86051-990, Londrina, PR. Bolsistas PIBIC e Fundação Araucária.

Thadeu Rodrigues de Melo, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina, UEL, Cx Postal 6001, 86051-990, Londrina, PR. Bolsistas PIBIC e Fundação Araucária.

João Tavares Filho, Universidade Estadual de Londrina

Prof. Dr. Associado C, Deptº de Agronomia, UEL, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2013-02-28

Como Citar

Ferreira, R. R. M., Maciel, B. V., Lemes, A. I. de S. B. C., Melo, T. R. de, & Tavares Filho, J. (2013). Qualidade de solo em áreas de cambissolo com diferentes manejos de pastagem. Semina: Ciências Agrárias, 33(6Supl2), 3069–3074. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl2p3069

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.