Atributos microbiológicos do solo na cultura da cana-de-açúcar sob manejo orgânico e convencional

Autores

  • Cristiano Ramos Evangelista SEBRAE
  • Fábio Luiz Partelli Universidade Federal do Espírito Santo
  • Enderson Petrônio de Brito Ferreira Embrapa Arroz e Feijão
  • Fábio Ribeiro Pires Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1549

Palavras-chave:

Saccharum sp., Carbono da biomassa microbiana, Respiração basal do solo, Manejo orgânico, Quociente metabólico.

Resumo

Objetivou-se avaliar os atributos microbiológicos do solo cultivado com cana-de-açúcar orgânica certificada com e sem revolvimento do solo, orgânica em certificação, convencional com e sem queima da palha e uma área remanescente de Cerrado no município de Goiatuba, Goiás. Foi realizada uma coleta de solo em março (período chuvoso) e outra em setembro de 2009 (período de estiagem) nas profundidades de 0-10 cm e de 10-20 cm para análise microbiológica. Os dados de microbiologia do solo foram analisados de forma descritiva por meio da estimação da média e erro padrão da média e também por meio da análise multivariada, estimando-se a distância Euclidiana média entre os tratamentos, com ligação completa. Há formação de grupos entre o manejo orgânico sem revolvimento do solo e a área remanescente de Cerrado indicando proximidade entre os atributos avaliados. A área com manejo convencional com queima apresenta os valores mais altos de respiração e quociente metabólico indicando estresse do sistema solo. O manejo orgânico sem revolvimento do solo apresenta níveis de nitrogênio da biomassa microbiana mais elevados que os demais manejos e a área remanescente de Cerrado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristiano Ramos Evangelista, SEBRAE

Consultor Ms. em Agricultura, SEBRAE de Goiás, Goiânia, GO.

Fábio Luiz Partelli, Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. Dr. em Produção Vegetal, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, CEUNES, São Mateus, ES.

Enderson Petrônio de Brito Ferreira, Embrapa Arroz e Feijão

Pesquisador Dr. em Fitotecnia, Embrapa Arroz e Feijão, Santo Antônio de Goiás, GO.

Fábio Ribeiro Pires, Universidade Federal do Espírito Santo

Prof. Dr. em Produção Vegetal, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Centro Universitário Norte do Espírito Santo, CEUNES, São Mateus, ES.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Evangelista, C. R., Partelli, F. L., Ferreira, E. P. de B., & Pires, F. R. (2013). Atributos microbiológicos do solo na cultura da cana-de-açúcar sob manejo orgânico e convencional. Semina: Ciências Agrárias, 34(4), 1549–1562. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1549

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>