Interação entre inoculação com rizóbio e adubação nitrogenada de plantio na produtividade do feijoeiro nas épocas da seca e das águas

Autores

  • Rodrigo Luiz Neves Barros Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Leandro Barbosa de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Welliton Barros de Magalhães Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Leonardo Oliveira Médici Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Carlos Pimentel Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1443

Palavras-chave:

Nodulação, Phaseolus vulgaris, Rhizobium, Produtividade.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da interação entre a inoculação com rizóbio e a adubação nitrogenada de plantio no feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). Os experimentos de campo com a cultivar Ouro Negro, nas épocas da seca e das águas, tiveram três tratamentos: inoculação e adubação nitrogenada no plantio (20 kg ha-1 de N), apenas a inoculação no plantio, e apenas a adubação nitrogenada no plantio (20 kg ha-1 de N). Todos os tratamentos receberam adubação de cobertura com 40 kg ha-1 de N. No florescimento, avaliou-se a massa seca de parte a aérea e de raiz e o número e massa seca de nódulos. Obteve-se maior massa seca de parte aérea no tratamento adubado e inoculado, sendo o número e massa seca de nódulos similares ao tratamento só inoculado, nas duas épocas de plantio. Na maturação, nas duas épocas, a maior produtividade de grãos e o maior número de vagens e de grãos por planta, foram obtidos no tratamento adubado e inoculado, sendo que os tratamentos só inoculado e só adubado não diferiram significativamente. Portanto, a inoculação de rizóbios no plantio pode substituir a adubação nitrogenada com 20 kg ha-1 de N no plantio sem perda de produtividade. Além disto, a inoculação com rizóbios, acrescida da adubação com 20 kg ha-1 de N no plantio, não inibiu a nodulação e propiciou acréscimo de produtividade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Luiz Neves Barros, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ.

Leandro Barbosa de Oliveira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Fitotecnia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Seropédica, RJ.

Welliton Barros de Magalhães, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Discente de graduação em Engenharia Agronômica, UFRRJ, Seropédica, RJ.

Leonardo Oliveira Médici, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Adjunto do Deptº de Ciências Fisiológicas, Instituto de Química, UFRRJ, Seropédica, RJ.

Carlos Pimentel, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Prof. Titular do Deptº de Fitotecnia, Instituto de Agronomia, UFRRJ, Seropédica, RJ.

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Barros, R. L. N., Oliveira, L. B. de, Magalhães, W. B. de, Médici, L. O., & Pimentel, C. (2013). Interação entre inoculação com rizóbio e adubação nitrogenada de plantio na produtividade do feijoeiro nas épocas da seca e das águas. Semina: Ciências Agrárias, 34(4), 1443–1450. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n4p1443

Edição

Seção

Artigos