Nutrição nitrogenada no milho fertilizado com uréia tratada com inibidor de urease

Autores

  • Ricardo Shigueru Okumura Universidade Estadual de Maringá
  • Gilberto Takeo Yano Cooperativa Integrada
  • Daiane de Cinque Mariano Universidade Estadual de Maringá
  • Paulo Vicente Contador Zaccheo Universidade Estadual de Londrina
  • Hideaki Wilson Takahashi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p157

Palavras-chave:

NBPT, Zea mays, Diagnose foliar, Épocas de amostragem, Dose de N.

Resumo

Trabalhos visando melhorar a eficiência da adubação nitrogenada nas culturas, tem sido realizados em maior escala nos últimos anos. O objetivo do presente estudo foi avaliar em condições de campo comercial, a influência de doses de uréia tratadas com NBPT em cobertura nos componentes de produção e no rendimento de grãos da cultura do milho. O experimento foi instalado no município de Mauá da Serra, PR, no ano agrícola de 2007/08, em um Latossolo Vermelho distroférrico, cultivado por 30 anos sob sistema plantio direto. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com cinco repetições e seis tratamentos, constituídos pelas doses de N (0, 40, 80, 120, 160 e 200 kg ha-1 de N). O diâmetro da espiga e o teor de proteína aumentaram linearmente com o acréscimo da dose de N aplicado. O modelo que melhor ajustou os dados de altura da espiga e da planta, comprimento da espiga e rendimento de grãos foi à quadrática. As formas de N avaliadas, independente do tecido e época amostrado, originaram teores maiores nas folhas amostradas inteiras. O tecido foliar que melhor representou o estado nutricional do milho foi a folha F6 e, as leituras realizadas no scanner apresentaram boa correlação negativa com o teor de N-Total da folha.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo Shigueru Okumura, Universidade Estadual de Maringá

Engº Agrº, Msc. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR.

Gilberto Takeo Yano, Cooperativa Integrada

Eng° Agr°, Assessor técnico da INTEGRADA, Mauá da Serra, PR.

Daiane de Cinque Mariano, Universidade Estadual de Maringá

Engª Agrª, Msc. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Maringá, UEM, Maringá, PR.

Paulo Vicente Contador Zaccheo, Universidade Estadual de Londrina

Engº. Agrº, Msc. Doutorando do Programa de Pós-graduação em Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR.

Hideaki Wilson Takahashi, Universidade Estadual de Londrina

Eng° Agr°, Prof. Dr. Associado, Deptº Agronomia, UEL, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2013-03-04

Como Citar

Okumura, R. S., Yano, G. T., Mariano, D. de C., Zaccheo, P. V. C., & Takahashi, H. W. (2013). Nutrição nitrogenada no milho fertilizado com uréia tratada com inibidor de urease. Semina: Ciências Agrárias, 34(1), 157–170. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p157

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)