Propagação por estacas de rizoma de Aspilia montevidensis (Spreng.) Kuntze

Autores

  • Angeline Martini Universidade Federal do Paraná
  • Daniela Biondi Universidade Federal do Paraná
  • Camila Maria Natal Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p201

Palavras-chave:

Enraizamento, Ornamental, Espécie nativa, Mal-me-quer-do-campo, Estepe, Floricultura.

Resumo

A indicação do uso de espécies nativas no paisagístico tem se tornado a cada dia mais freqüente, porém encontrá-las no mercado ainda não é tarefa fácil. Um dos motivos para isso é a dificuldade na produção, que se inicia nos processos de propagação. Métodos eficazes de propagação de Aspilia montevidensis ainda não são conhecidos. Desta forma o objetivo desse trabalho foi realizar propagação vegetativa por estacas de rizoma de Aspilia montevidensis em diferentes estações do ano. Testaram-se dois tratamentos em cada estação: T1 – secção apical do rizoma e T2 – secção basal do rizoma, com três repetições de nove secções cada na primavera e verão e três repetições de dez secções cada no outono e inverno. As variáveis analisadas foram: percentagem de estacas enraizadas, vivas e mortas; número de raízes por estaca; número e comprimento das brotações em cada estaca. A análise estatística foi realizada pelo teste SNK a 95% de probabilidade. Houve diferença significativa entre os tratamentos para a percentagem de estacas vivas no período de verão, e no período de outono para a percentagem de estacas enraizadas (T1 = 30,7% e T2 = 0%), vivas e o número de raízes. Nos demais tratamentos e estações do ano não se verificaram diferenças estatísticas, embora a maior taxa de enraizamento tenha sido encontrada no verão (T1 = 73,6% e T2 = 38,15%). Conclui-se que a estação do ano é um fator que influência na propagação vegetativa, por estacas de rizomas apicais de Aspilia montevidensis.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angeline Martini, Universidade Federal do Paraná

Engª Florestal, Mestranda em Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná, UFPR, Curitiba, PR. 

Daniela Biondi, Universidade Federal do Paraná

Engª Florestal, Profª Drª Associada II, Deptº de Ciências Florestais, UFPR, Curitiba, PR. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Camila Maria Natal, Universidade Federal do Paraná

Engª Florestal. UFPR, Curitiba, PR.

Downloads

Publicado

2013-03-04

Como Citar

Martini, A., Biondi, D., & Natal, C. M. (2013). Propagação por estacas de rizoma de Aspilia montevidensis (Spreng.) Kuntze. Semina: Ciências Agrárias, 34(1), 201–208. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n1p201

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)