O movimento B Corp: significados, potencialidades e desafios

Autores

  • Juliana Rodrigues Universidade de São Paulo
  • Graziella Maria Comini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p47

Palavras-chave:

Empresas B, B Corp, Organizações Híbridas, Negócios Sociais, Responsabilidade Social.

Resumo

As Empresas B (B Corps) vêm ganhando atenção na busca por articulações capazes de criar um elo entre o lucro e o interesse socioambiental. Este estudo qualitativo e interpretativo buscou compreender melhor este movimento empresarial, envolvendo um conjunto de 12 entrevistas para mapear seus significados a partir da percepção dos atores envolvidos, no Brasil e Estados Unidos. Percebe-se que a certificação pode ser considerada uma evolução dos mecanismos de prestação de contas ao incluir as etapas de confirmação, compromisso legal e identificação. O posicionamento ideológico e a atração de investidores de impacto são os principais motivadores para a certificação, percebida como uma forma de conferir legitimidade ao diferencial socioambiental das empresas. A percepção de ser uma marca pouco conhecida e de falta de benefícios práticos figura entre as principais fragilidades compensadas pelo fato de pertencer a uma comunidade que partilha dos mesmos valores e o potencial de networking e parcerias.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Rodrigues, Universidade de São Paulo

Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Casper Libero. Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Graziella Maria Comini, Universidade de São Paulo

Doutora em Administração, Faculdade de Economia e Administração – FEA/USP-SP, Brasil.

Docente livre-docência, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP, FEAC/USP, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Rodrigues, J., & Comini, G. M. (2018). O movimento B Corp: significados, potencialidades e desafios. Organizações E Sustentabilidade, 7(1), 47–70. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n1p47

Edição

Seção

Artigos