Satisfação nos projetos ambientais corporativos: uma análise à luz dos seus motivadores em grandes empresas

Guilherme Simões Credidio

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar o grau de satisfação de grandes empresas ao realizarem projetos ambientais que sejam motivados por eficiência do processo e economias ou pelo cumprimento da legislação. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo survey com 40 grandes empresas, advindas de múltiplas bases de dados, que desenvolveram projetos ambientais. Os resultados revelaram que projetos motivados por eficiência do processo e economias levaram a um grau de satisfação superior àquele dos projetos motivados pelo cumprimento da legislação. Conclui-se que a maior satisfação está relacionada às maiores tangibilidade, decisão sobre melhorias pretendidas, contribuição para o desempenho das organizações, integração de fatores ambientais aos técnico-econômicos e contribuição para a conquista da sustentabilidade estratégica e da perenidade nas grandes empresas.


Palavras-chave


Administração de projetos; Projetos ambientais corporativos; Estratégia ambiental corporativa; Satisfação; Grandes empresas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2318-9223.2019v7n2p85

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


AS SUBMISSÕES PARA ESTE PERIÓDICO ESTÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS. DETALHES NA NOTA DO EDITOR: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ros/index

ISSN: 2318-9223


QUALIS-CAPES: B5 - ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO

Indicadores e diretórios: