A percepção dos discentes e dos docentes e um olhar sobre o projeto pedagógico: o que revelam sobre a temática ambiental no curso de administração de uma Universidade Federal?

Josivania da Paz Santos, Jose Rodolfo Tenório Lima, Milka Alves Correia Barbosa

Resumo


O artigo tem o objetivo de analisar como a temática ambiental está inserida no curso de Administração da Universidade Federal de Alagoas, do Campus Arapiraca. Para tanto, foi realizado um estudo a partir do método de estudo de caso. A coleta dos dados adotou os seguintes procedimentos: aplicação de questionário a discentes matriculados no curso, entrevista com docentes e análise do Projeto Pedagógico. Os resultados mostram que as temáticas ambientais não são contempladas pelas ementas das disciplinas e que aproximadamente 58% dos discentes respondentes afirmam sentir falta da temática. Os docentes entrevistados reconhecem a importância da temática para a formação do futuro administrador, porém consideram que a falta de conhecimento acerca dela seria a principal dificuldade encontrada para o desenvolvimento deste tema. Conclui-se que o curso não inclui, de fato, a temática ambiental na matriz pedagógica, deixando lacunas de conhecimentos e habilidades que serão relevantes para os futuros administradores.

Palavras-chave


Educação para a sustentabilidade; Ensino de administração; Gestão ambiental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n1p44

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ISSN: 2318-9223


QUALIS-CAPES: B5 - ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO

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