A atuação do comitê de integração da bacia hidrográfica do rio Paraíba do sul: delineando uma análise a partir da perspectiva relacional

Autores

  • Julio Fancisco Alvarenga da Silva Universidade Estácio de Sá.
  • Maria Gracinda Carvalho Teixeira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n1p78

Palavras-chave:

Política pública de recursos hídricos, Perspectiva relacional, Atores estatais e societais, Comitês de bacias hidrográficas.

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar a atuação do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) no contexto da política pública brasileira de recursos hídricos, a partir da perspectiva relacional. Observou-se que, tanto no Brasil quanto em outros países, bacias hidrográficas são uma referência de gestão de recursos hídricos e que a gestão integrada vem sendo apresentada como uma abordagem bastante utilizada nesses estudos que tratam da gestão de recursos hídricos. Entretanto a perspectiva relacional se mostra mais abrangente, pois contribui para a compreensão dos processos de tomada de decisão e democratização das políticas públicas, favorece a articulação entre atores nos domínios públicos ou privados e auxilia também na compreensão de que é no campo da ação que se evidencia como a articulação social ocorre e se percebem os pontos de conflito na atuação do Comitê.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julio Fancisco Alvarenga da Silva, Universidade Estácio de Sá.

Mestre em Gestão e Estratégia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ, Brasil. Professor, Universidade Estácio de Sá, Brasil.

Maria Gracinda Carvalho Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ

Doutora em Sociologia, University of East Anglia, Reino Unido. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – PPGA/UFRRJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-01-12

Como Citar

da Silva, J. F. A., & Teixeira, M. G. C. (2018). A atuação do comitê de integração da bacia hidrográfica do rio Paraíba do sul: delineando uma análise a partir da perspectiva relacional. Organizações E Sustentabilidade, 6(1), 78–97. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2018v6n1p78

Edição

Seção

Artigos