Logística reversa na indústria eletrônica: um estudo sobre a Ong e-Lixo e sua contribuição à sustentabilidade

Autores

  • Marissa Yanara de Godoy Lima Discente de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina, UEL. Especialista em Finanças Corporativas pela mesma instituição. Graduada em Administração pela Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE.
  • Érik Álvaro Fernandes Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina, UEL. Graduado em Administração e Matemática pela mesma instituição. Docente da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados, FACESI. Docente das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, UNIVALE. Docente da Associação de Ensino Cambé, FACULDADE CATUAI.
  • Saulo Fabiano Amâncio-Vieira Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho, UNINOVE. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina, UEL. Graduado em Administração de Empresas pela mesma instituição. Docente do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina, UEL.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2017v5n2p92

Palavras-chave:

Logística reversa, Cadeia produtiva, Lixo eletrônico, Sustentabilidade, Inovação.

Resumo

A responsabilidade das organizações pelo ciclo de vida dos produtos tem sido cada vez maior, inclusive com o descarte final, que, se realizado de forma inadequada, pode desencadear problemas de ordem econômica, ambiental e social. Nesse cenário, o Estado buscou instituir instrumentos regulatórios a fim de normatizar os processos, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, por exemplo, que instituiu a logística reversa no país (BRASIL, 2010). Apesar dos avanços, a fiscalização praticada ainda é ineficiente e acaba permitindo uma conduta inadequada das organizações envolvidas. Diante disso, outras organizações passaram a explorar essas lacunas, como a ONG E-Lixo, organização sediada em Londrina que atua nos estados do Paraná e São Paulo. O objetivo do artigo é evidenciar como as lacunas na cadeia produtiva estão sendo exploradas por outras organizações, de modo a produzir inovações nos processos e contribuir para a sustentabilidade. O referencial teórico perpassa os seguintes temas: Cadeia Produtiva, Inovação, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e Sustentabilidade. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e descritiva de caso único. Quanto aos resultados, verificou-se que esta organização, que atua sob uma deficiência do Estado e das próprias indústrias, agrega uma vertente sustentável aos processos realizados, viabilizado o ciclo completo da cadeia produtiva. Nesse sentido conclui-se que, enquanto a ação do Estado não for efetiva, o trabalho desenvolvido pela ONG E-Lixo pode ser adaptado a outras realidades e replicado de acordo com a necessidade local, correspondendo a uma redução significativa na quantidade de lixo descartado e maior conscientização por parte dos envolvidos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marissa Yanara de Godoy Lima, Discente de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina, UEL. Especialista em Finanças Corporativas pela mesma instituição. Graduada em Administração pela Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE.

Discente de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina, UEL. Especialista em Finanças Corporativas pela mesma instituição. Graduada em Administração pela Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE.

Érik Álvaro Fernandes, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina, UEL. Graduado em Administração e Matemática pela mesma instituição. Docente da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados, FACESI. Docente das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, UNIVALE. Docente da Associação de Ensino Cambé, FACULDADE CATUAI.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina, UEL. Graduado em Administração e Matemática pela mesma instituição. Docente da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados, FACESI. Docente das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí, UNIVALE. Docente da Associação de Ensino Cambé, FACULDADE CATUAI.

Saulo Fabiano Amâncio-Vieira, Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho, UNINOVE. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina, UEL. Graduado em Administração de Empresas pela mesma instituição. Docente do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina, UEL.

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho, UNINOVE. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina, UEL. Graduado em Administração de Empresas pela mesma instituição. Docente do Departamento de Administração e do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Estadual de Londrina, UEL.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

Lima, M. Y. de G., Fernandes, Érik Álvaro, & Amâncio-Vieira, S. F. (2017). Logística reversa na indústria eletrônica: um estudo sobre a Ong e-Lixo e sua contribuição à sustentabilidade. Organizações E Sustentabilidade, 5(2), 92–114. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2017v5n2p92

Edição

Seção

Artigos