Crise socioambiental: perspectiva histórica e crítica da racionalidade moderna e dos meios de produção capitalista

Autores

  • Patrícia de Oliveira Rosa-Silva Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Luiz Cláudio dos Santos Ferreira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2017v5n2p3

Palavras-chave:

Crise socioambiental, Racionalidade Moderna, Capitalismo.

Resumo

A crise socioambiental contemporânea emergiu à consciência humana em meados da década de 1960, e as discussões, em sua maioria, repercutem a respeito dos problemas sociais e ambientais que enfrentamos. Outros estudos e perspectivas relevam a historicidade na construção dos ideais e valores de nossa sociedade e, assim, aprofundam as discussões nos mostrando que os problemas são mais arraigados e possuem bases mais sólidas e estruturadas. O presente artigo trabalha a hipótese de que o sistema capitalista, fundamentado e desenvolvido à luz da racionalidade moderna, tem sido de fato o promotor das desigualdades sociais e da depredação dos ecossistemas em todo o planeta. E, além, no contexto das sociedades de risco, este sistema tem sido legitimado por meio de um discurso retórico de desenvolvimento sustentável. Para tal análise, é adotado o ensaio teórico como metodologia de pesquisa, de crivo crítico, político, que valoriza o ponto de vista dos autores e leitores e busca superar as relações de dominação, alienação e expropriação. A criticidade alcançada permite-nos afirmar que a racionalidade moderna e seu aglomerado de ideais de dominação, consoantes às demandas econômicas da Europa ocidental, culminaram, desde o século XV, no desenvolvimento de um sistema econômico extremamente prejudicial à vida planetária.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia de Oliveira Rosa-Silva, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Biologia - Faculdades Integradas Espírita/PR (1996). É especialista em Administração Escolar - FAFIT de Itapeva/SP (2002) e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL-2008). Tem 15 anos de experiência na Educação Básica. É líder do grupo de pesquisa GESEA/CNPq - Grupo de Estudos Semióticos em Educação Ambiental. Faz doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática/ UEL, participando ativamente de Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq. É professora assistente no departamento de Biologia Geral/ UEL, onde forma professores nas modalidades inicial e continuada. Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores; avaliação escolar; ensino/aprendizagem de conhecimentos científicos e educação ambiental na perspectiva semiótica.

Downloads

Publicado

2017-09-25

Como Citar

Rosa-Silva, P. de O., & Ferreira, L. C. dos S. (2017). Crise socioambiental: perspectiva histórica e crítica da racionalidade moderna e dos meios de produção capitalista. Organizações E Sustentabilidade, 5(2), 3–28. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2017v5n2p3

Edição

Seção

Ensaios Teóricos