Comunicação e Sustentabilidade: uma discussão sobre o conceito de “comunicação sustentável” como um processo de construção de valores sustentáveis nas organizações.

Autores

  • Milene Rocha Leitzke Universidade Federal do Paraná
  • Marlene Regina Marchiori Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n2p92

Palavras-chave:

Comunicação, Consciência, Interação, Sustentabilidade, Valores.

Resumo

Esse ensaio tece considerações sobre o processo de construção da consciência dos indivíduos sobre sustentabilidade nos ambientes organizacionais. Para isso, realiza uma discussão a partir do termo Comunicação Sustentável, conhecido como um caminho responsável por facilitar os relacionamentos e proporcionar um ambiente de entendimento mútuo entre os indivíduos, tornando-os conscientes sobre sustentabilidade, proporcionando a prática de valores sustentáveis nos ambientes organizacionais. Neste contexto, admite-se que a sustentabilidade acontece à medida que os indivíduos se reconhecem entre si e percebem o impacto e a importância de suas ações. Portanto, a partir destas considerações, a comunicação sustentável pode ser vislumbrada como uma via possível para que os sujeitos interajam e construam coletivamente uma sociedade sustentável. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Milene Rocha Leitzke, Universidade Federal do Paraná

Graduação em Relações Públicas pela Universidade Estadual de Londrina (2011), Mestrado em Gestão de Organizações, no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual de Londrina, com ênfase em Gestão e Sustentabilidade (2014). Especialização em Assessoria de Comunicação. Ministrou aulas na Universidade Norte do Paraná - UNOPAR e Faculdade Anhanguera, atuando na graduação, nos curso de Administração e Superior Tecnológico de Marketing e Processos Gerenciais. Atualmente, professora do curso de Comunicação Social - habilitação em Relações Públicas da Universidade Federal do Paraná - UFRP.

Marlene Regina Marchiori, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Pós-doutora em Comunicação Organizacional pela Brian Lamb School of Communication, Purdue University, dos Estados Unidos. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), com estudos desenvolvidos no Theory, Culture and Society Centre da Notthingham Trent University, do Reino Unido. Tem graduação em Relações Públicas e Administração pela Universidade Estadual de Londrina. Professora Senior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, corpo permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração. Pesquisadora líder dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Comunicação organizacional e relações públicas: perspectivas teóricas e práticas no campo estratégico GECORP e Comunicação e Cultura Organizacional GEFACESCOM. Ministra cursos como professora-convidada de Pós-Graduação em diferentes instituições acadêmicas. Autora do livro Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização (2006, 2. Ed. 2008) e organizadora da Coleção Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional (10 volumes) e Comunicação e Organização: reflexões, processos e práticas. Palestrante e Consultora nas áreas de cultura, comunicação e estratégia como prática.

Downloads

Publicado

2017-08-18

Como Citar

Leitzke, M. R., & Marchiori, M. R. (2017). Comunicação e Sustentabilidade: uma discussão sobre o conceito de “comunicação sustentável” como um processo de construção de valores sustentáveis nas organizações. Organizações E Sustentabilidade, 4(2), 92–115. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n2p92

Edição

Seção

Ensaios Teóricos