A Institucionalização da Responsabilidade Social Corporativa na Indústria Farmacêutica: três estudos de caso

Autores

  • Beatriz Andrade do Patrocínio Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO
  • Marcos Cohen Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n1p49

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Teoria Institucional, Indústrias Farmacêuticas.

Resumo

O conceito de responsabilidade social corporativa abrange as relações da organização com seus stakeholders em diversas áreas, sendo a área social a que mais se destaca no Brasil. O objetivo deste artigo é compreender como tem ocorrido a institucionalização da responsabilidade social corporativa em empresas farmacêuticas e os impactos e as consequências deste processo nas comunidades alcançadas pelos projetos sociais realizados por essas empresas. Para isto foi feita uma revisão da literatura sobre responsabilidade social corporativa, teoria dos stakeholders e teoria institucional e uma pesquisa qualitativa e descritiva com base na metodologia de estudo de caso em três empresas farmacêuticas. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo e posterior triangulação. Os resultados da análise sugerem que a responsabilidade social corporativa nas empresas farmacêuticas estudadas está caminhando para um estágio de total institucionalização com algumas características ainda do estágio institucional. Além disso, a evolução da responsabilidade social corporativa e sua institucionalização nessas empresas têm tido impactos positivos nas comunidades no entorno, pois são realizados trabalhos sociais bem estruturados cujos resultados são satisfatórios e distanciam-se do simples assistencialismo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Beatriz Andrade do Patrocínio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, formada em 2012.

Marcos Cohen, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO

Professor do Quadro principal do Departamento de Administração, atuando na área de Estratégia. Coordenador do Núcleo de Estudos em Organizações Sustentáveis da PUC-Rio.

Downloads

Publicado

2017-01-12

Como Citar

do Patrocínio, B. A., & Cohen, M. (2017). A Institucionalização da Responsabilidade Social Corporativa na Indústria Farmacêutica: três estudos de caso. Organizações E Sustentabilidade, 4(1), 49–83. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2016v4n1p49

Edição

Seção

Artigos