O Perfil Financeiro das Empresas Aderentes e Não Aderentes ao Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA

Autores

  • Edson Luis Kuzma Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Sérgio Luis Dias Doliveira Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Maurício João Atamanczuk Universidade Positivo - UP
  • Adrieli Aparecida Cardoso Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2015v3n1p47

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Índice de Sustentabilidade Empresarial, Indicadores econômico-financeiros.

Resumo

A adesão a indicadores de sustentabilidade é uma forma de a empresa demonstrar sua preocupação com a adequação dos meios de produção às questões sociais e ambientais. Neste contexto, a presente pesquisa investiga as diferenças do perfil econômico financeiro entre empresas participantes e não participantes do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) na BM&FBovespa. A amostra é composta por 29 empresas dos setores econômicos: materiais básicos, bens industriais e consumos não cíclico. Desenvolveram-se comparações para evidenciar diferenças e semelhanças quanto à valorização/desvalorização do preço das ações da companhia no mercado, indicadores financeiros e valores apresentados nas demonstrações contábeis. Empregou-se o método estatístico de Mann-Whitney. Os resultados indicam que há diferença entre os grupos no porte e no volume financeiro movimentado pelas organizações. Entretanto, não há diferença quando analisados a mudança estrutural, considerando a evolução de um exercício para o seguinte, e resultados de indicadores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edson Luis Kuzma, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Discente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Brasil, nível mestrado. Graduação em Administração pela mesma instituição.

Sérgio Luis Dias Doliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Possui doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil, mestrado em Gestão Estratégica pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UFSC, Brasil. Graduou-se em Filosofia pela UFPR e em Administração pelo Instituto de Estudos Sociais do Paraná - ICSP, Brasil.

Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário - PPGDC da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Brasil e da graduação na mesma instituição.

Maurício João Atamanczuk, Universidade Positivo - UP

Discente do do Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Positivo - Positivo, Brasil, nível doutorado. Mestrado em Engenharia da Produção pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Brasil. Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro, Brasil

Adrieli Aparecida Cardoso, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Kuzma, E. L., Doliveira, S. L. D., Atamanczuk, M. J., & Cardoso, A. A. (2015). O Perfil Financeiro das Empresas Aderentes e Não Aderentes ao Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBOVESPA. Organizações E Sustentabilidade, 3(1), 47–78. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2015v3n1p47

Edição

Seção

Artigos