Os paradigmas do Desenvolvimento Sustentável

Autores

  • Marcus Vinicius de Oliveira Brasil Universidade Federal do Cariri- UFCA http://orcid.org/0000-0001-6525-9257
  • Randal Martins Pompeu Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Mônica Mota Tassigny Universidade de Fortaleza - UNIFOR
  • Fabiana Pinto de Almeida Bizarria Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2015v3n1p190

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Tecnocentrismo, Ecocentrismo, Sustencentrismo.

Resumo

O objetivo do ensaio teórico é discutir as bases epistemológicas do desenvolvimento sustentável de acordo com os ensinamentos de Gladwin, Kennely e Krause (1995). Examina a pertinência epistemológica, discutindo três grandes paradigmas que norteiam as discussões científicas sobre as bases filosóficas do desenvolvimento sustentável, Tecnocentrismo, Ecocentrismo e o Sustencentrismo, numa perspectiva dialética, que permite lidar com questões ligadas à sustentabilidade no seio da discussão. A pesquisa aponta que o sustencentrismo é um paradigma mais adequado para contribuir com o desenvolvimento sustentável, uma vez que contempla fatores econômicos e não econômicos, a tecnologia, o suporte à vida e a natureza.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcus Vinicius de Oliveira Brasil, Universidade Federal do Cariri- UFCA

Possui Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Brasil. Professor da Universidade Federal do Cariri - UFCA, Brasil.

Randal Martins Pompeu, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Possui Doutorado em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Portugal. Mestrado em Informática Aplicada pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, Brasil. Graduação em Engenharia Civil pela mesma instituição. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração de Fortaleza - PPGA/UNIFOR, Brasil.

Mônica Mota Tassigny, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Possui Doutorado em Sócio-Economie du développement pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS, França e em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Brasil. Mestrado em Educação pela mesma instituição. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração de Fortaleza - PPGA/UNIFOR, Brasil.

Fabiana Pinto de Almeida Bizarria, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza – PPGA/UNIFOR, Brasil, nível doutorado. Mestrado em Administração de Empresas pela mesma instituição. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Brasil.

Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza – PPGA/UNIFOR, Brasil, nível doutorado. Mestrado em Administração de Empresas pela mesma instituição. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

Brasil, M. V. de O., Pompeu, R. M., Tassigny, M. M., & Bizarria, F. P. de A. (2015). Os paradigmas do Desenvolvimento Sustentável. Organizações E Sustentabilidade, 3(1), 190–218. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2015v3n1p190

Edição

Seção

Ensaios Teóricos