Biopoder, Biopolítica e Governamentalidade: a respeito da interpretação e crítica do poder gerencial

Autores

  • Edgar Varela Barrios Universidad Del Valle, Cali – UNIVALLE

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p3

Palavras-chave:

Governamentalidade, Biopoder, Biopolítica, Gerenciamento e Foucault.

Resumo

Neste trabalho estão os conceitos de Biopoder, Biopolítica e a noção de Governamentalidade de inspiração foucaultiana, que têm sido usados em muitos campos das Ciências Sociais para analisar e compreender o exercício do poder humano. Uma parte importante dessa discussão centra-se numa revisão do sentido original que Foucault deu à estas categorias, sem pretender uma revisão crítica de seu pensamento. O objetivo é compreender o poder e a dinâmica do gerenciamento das organizações contemporâneas à luz desses conceitos. Diante disso, apresenta-se a síntese dos principais conceitos do artigo e, assim, os elos de relação com a gestão, o poder político e a governamentalidade nas sociedades pós-modernas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edgar Varela Barrios, Universidad Del Valle, Cali – UNIVALLE

Possui doutorado em Administração pela École des Hautes Études commerciales de Montréal, Canadá e mestrado em História Andina pela Universidad del Valle, Colômbia com licenciatura em Filosofia por essa instituição. Diretor do Instituto de Prospectiva, Innovación y Gestión del Conocimiento y Director del Grupo de Investigación "Gestión y Políticas Públicas", Categoría A - COLCIENCIAS da Universidad del Valle. Professor Titular da Facultad de Ciencias de la Administración dessa universidade.

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Barrios, E. V. (2014). Biopoder, Biopolítica e Governamentalidade: a respeito da interpretação e crítica do poder gerencial. Organizações E Sustentabilidade, 2(2), 3–37. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p3

Edição

Seção

Artigos