Sustentabilidade como prática: um olhar Etnometodológico e Sociomaterial a partir da Orla Marítima de João Pessoa, Paraíba

Autores

  • Erica Dayane Chaves Cavalcante Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Marcelo de Souza Bispo Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p80

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Prática Sociomaterial, Orla Marítima.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal analisar a sustentabilidade como prática sociomaterial na Orla Marítima de João Pessoa a partir do seu cotidiano e do seu Comitê Gestor. Por sustentabilidade, compreende-se uma prática sociomaterial cotidiana, não prescritiva que surge, perpetua e se modifica nas interações cotidianas entre humanos e não humanos. Estes, de acordo com a sociomaterialidade, são elementos constitutivos de toda realidade social. Outra abordagem apresentada como uma alternativa à compreensão do tema é a etnometodologia, que pode ser compreendida tanto quanto uma abordagem teórica nos estudos das práticas como uma abordagem metodológica que, em essência, busca compreender fenômenos do cotidiano. Portanto, a prática foi investigada etnometodologicamente, com vistas a sua realização corriqueira, a partir da qual se buscou compreender de fato como esta se estabelece no contexto estudado da Orla Marítima de João Pessoa. Entre os procedimentos metodológicos, houve participações nas reuniões do comitê gestor Orla, bem como visitas à Orla, a partir das quais se pôde observar como a sustentabilidade norteia as ações dos atores sociais locais. Apresentam-se os exemplos da Ilha de Picãozinho e a revitalização do Largo da Gameleira para apontar como a sustentabilidade pode ser resultado da ação e interação de humanos e não humanos, sendo que os humanos, quando membros do espaço pesquisado (stakeholders), não só percebiam a necessidade de mudança como a faziam de modo negociado contribuindo para a realidade social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erica Dayane Chaves Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui mestrado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. Graduação em Hotelaria pela mesma instituição. Membro do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento - NAC, o qual possui como base de pesquisa o Observatório de Pesquisas e Práticas Administrativas - OPPA. Temáticas de estudos em Turismo como prática, Aprendizagem e Competências a partir da abordagem Sociológica.

Marcelo de Souza Bispo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Possui doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, UPM, Brasil. Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo, UNIMEP, Brasil. Graduação em Administração pela Universidade Anhembi Morumbi, Brasil, e, em Turismo pela UNIMEP, Brasil. Professor da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil, no departamento de Administração e do Programa de Pós-graduação em Administração, PPGA-UFPB. Faz parte do banco de avaliadores do INEP do Ministério da Educação do Brasil. Tem experiência profissional nas áreas de Administração, Turismo e Educação. Estão entre os temas de interesse em pesquisa: Estudos Baseados em Prática, Etnometodologia, Métodos Qualitativos, Aprendizagem Organizacional, Educação em Administração e Estudos Turísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Cavalcante, E. D. C., & Bispo, M. de S. (2014). Sustentabilidade como prática: um olhar Etnometodológico e Sociomaterial a partir da Orla Marítima de João Pessoa, Paraíba. Organizações E Sustentabilidade, 2(2), 80–113. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n2p80

Edição

Seção

Artigos