Por Uma Teoria Crítica da Sustentabilidade

Autores

  • José Henrique de Faria Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n1p2

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Sustentabilidade, Teoria Crítica da Sustentabilidade.

Resumo

Este artigo tem por objetivo propor uma teoria crítica da sustentabilidade. Para tanto, procurar-se-á resgatar as concepções mais usuais e universais sobre o tema, aqui denominadas de Teoria Tradicional da Sustentabilidade, de forma a localizar sua evolução teórica e conceitual, inclusive em seu viés crítico. A estratégia a ser utilizada será a de apresentar a teoria tradicional para, posteriormente, retomá-la através de destaques, de maneira que dê à mesma um significado que seja capaz de mostrar como estas escondem uma proposta que atende às necessidades do sociometabolismo do capital (Mészáros, 2002). Isto será feito a partir da definição dos elementos constitutivos de uma teoria crítica da sustentabilidade. A argumentação que sustenta a teoria crítica sobre a teoria tradicional da sustentabilidade tem por base a concepção de que a sustentabilidade deve ser compreendida não apenas como um processo coletivo da produção das condições materiais objetivas e subjetivas de existência social, mas igualmente como um processo que valoriza do mesmo modo seus produtores.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Henrique de Faria, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - FEA/USP, Brasil, e Pós-Doutorado em Labor Relations pelo Institute of  Labor and Industrial Relations - ILIR – University of Michigan, EUA. Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PPGA/UFRGS, Brasil e a graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Administração e Economia FAE-PR, Brasil. Professor Titular da UFPR, no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGADM, Brasil, nível Mestrado e Doutorado. Pesquisador e Líder do Grupo de Pesquisa Economia Política do Poder e Estudos Organizacionais - UFPR/CNPq, Brasil. 

Downloads

Publicado

2014-10-13

Como Citar

Faria, J. H. de. (2014). Por Uma Teoria Crítica da Sustentabilidade. Organizações E Sustentabilidade, 2(1), 2–25. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n1p2

Edição

Seção

Artigos