Cadeias de Suprimentos “Leagile” e a Geração de Valor

Ernani Carpenedo Busanelo

Resumo


Em ambientes globais e altamente competitivos, as cadeias de suprimentos têm como desafio contribuir nos processos de geração de valor ao cliente e ao acionista, oferecendo nível de serviço elevado e custos totais baixos, bem como retorno satisfatório ao investimento. Para este fim, a literatura tem proposto a conformação ou configuração de cadeias de suprimentos denominadas de “leagile”. Esta nova configuração foi denominada por Naylor, Naim e Berry (1999) de “leagility”, por combinar vantagens do pensamento lean encontrado nas cadeias de suprimentos lean (CSL) e da agilidade por meio do conhecimento de mercado e habilidade para responder a demandas cada vez mais flexíveis, elementos que caracterizam a cadeia de suprimentos ágil (CSA). A esta perspectiva teórica são associados outros dois conceitos, o do posicionamento do decoupling point – DCP (ponto de desacoplamento) e postponement (postergação). Contudo, para se indicar as cadeias de suprimentos leagile como alternativa estrutural para geração de valor, faz-se necessário desenvolver estudo que vislumbre sua caracterização e o modo como podem promover a geração de valor. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo, a partir de uma pesquisa bibliográfica, descrever elementos e práticas que caracterizam cadeias de suprimentos leagile e suas possibilidades de geração de valor. Como principais resultados, a pesquisa indicou que resposta rápida e oferta diversificada de produtos, associadas à diminuição de lead time, de defeitos e de custo, são alguns dos itens que possibilitam geração de valor em uma cadeia leagile aos clientes e acionistas. O estudo oferece contribuições tanto para o conhecimento acadêmico quanto para o prático e seu aprofundamento aponta para pesquisas futuras de caráter empírico.

Palavras-chave


Cadeias de suprimentos lean; Cadeias de suprimentos ágil; Cadeias de suprimentos leagile; Decoupling point; Geração de valor.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2318-9223.2014v2n1p58

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


AS SUBMISSÕES PARA ESTE PERIÓDICO ESTÃO TEMPORARIAMENTE SUSPENSAS. DETALHES NA NOTA DO EDITOR: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/ros/index

ISSN: 2318-9223


QUALIS-CAPES: B5 - ADMINISTRAÇÃO, CONTÁBEIS E TURISMO

Indicadores e diretórios: