Desafios do bem viver que as mulheres encontram em suas carreiras: um estudo na cidade de Ibiporã, Brasil

Autores

  • Carolina Francisca Da Silva Sipriano Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados - FACESI
  • Cássia Valéria Hungaro Yoshi Centro Universitário Filadélia - UNIFIL
  • Rozane Alves Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados - FACESI

DOI:

https://doi.org/10.5433/2318-9223.2013v1n1p73

Palavras-chave:

Mercado de trabalho, Desafios de sustentabilidade social, Família, Bem viver.

Resumo

Atualmente, as mulheres assumiram duplo papel e jornada quando enfrentam muitos desafios ao conciliarem sua carreira e vida pessoal. Seus cotidianos se inserem num contexto maior da ética social e da sustentabilidade, especialmente nas dimensões econômica, social e antropológico-cultural. Diante disso, neste artigo buscou-se analisar os desafios que as mulheres encontram em suas carreiras na conciliação com a família e a vida pessoal, com vistas ao bem viver. Realizou-se pesquisa bibliográfica sobre o planejamento de carreira e mercado de trabalho, enquanto que a pesquisa de dados primários se deu na cidade brasileira de Ibiporã com 380 mulheres, cujos resultados foram apresentados através de gráficos e a análise de forma descritiva. Os resultados evidenciaram que, apesar do desequilíbrio entre as dimensões sustentáveis, as mulheres quebraram as barreiras antes impostas pela sociedade e buscam, seu desenvolvimento pessoal e profissional e que a qualificação é fundamental para se inserir e se manter no mercado de trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carolina Francisca Da Silva Sipriano, Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados - FACESI

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados - FACESI, Brasil.

Cássia Valéria Hungaro Yoshi, Centro Universitário Filadélia - UNIFIL

Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Brasil. Professora da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados - FACESI, Brasil e da Faculdade de Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI Florianópolis, Brasil.

Rozane Alves, Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados - FACESI

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil. Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Brasil. Professora da Faculdade de Ciências Educacionais e Sistemas Integrados - FACESI, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-11-22

Como Citar

Sipriano, C. F. D. S., Yoshi, C. V. H., & Alves, R. (2013). Desafios do bem viver que as mulheres encontram em suas carreiras: um estudo na cidade de Ibiporã, Brasil. Organizações E Sustentabilidade, 1(1), 73–93. https://doi.org/10.5433/2318-9223.2013v1n1p73