A viabilidade da aplicação do método de custeio TDABC em uma empresa de mármores sob encomenda

Autores

  • Alex Eckert UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Marlei Salete Mecca UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Roberto Biasio UCS - Universidade de Caxias do Sul
  • Priscila Stedille Mauro UCS - Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Preços de venda. Produção sob encomenda. Custeio baseado em atividade e tempo - TDABC.

Resumo

Com a competitividade usualmente observada no ambiente empresarial, a gestão de custos se destaca como um componente importante na estratégia das empresas. A pesquisa apresenta um modelo de custeio para apoiar a decisão de formação de preços em uma indústria de produção sob encomenda, decisão essa que precisa de informações bem fundamentadas dos custos e despesas envolvidos. Diante disso, entende-se que o sistema de custeio baseado em atividades e tempo – TDABC é um sistema adequado para esse fim. Para fins de pesquisa, foi realizado um estudo de caso em uma empresa do setor de industrialização de mármores, que produz peças para residências e comércio de diversas formas, tamanhos e gostos. Essa diversificação tem gerado uma grande dificuldade para a empresa definir os preços de venda. Como alternativa, o estudo apresentou um modelo de determinação dos custos com base no TDABC, que além de permitir determinar o custo dos produtos com base nos reais gastos, também permite a empresa estabelecer os respectivos preços de venda informações fundamentadas, ficando evidenciado que o método utilizado pela empresa não é adequado. Também foi possível evidenciar que o TDABC é um sistema que pode ser utilizado, com grandes benefícios, em empresas que trabalham sob encomenda.

Biografia do Autor

Alex Eckert, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Mestre. Professor da Universidade de Caxias do Sul - RS

Marlei Salete Mecca, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutora. Professora da Universidade de Caxias do Sul - RS

Roberto Biasio, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Doutor. Professor da Universidade de Caxias do Sul - RS

Priscila Stedille Mauro, UCS - Universidade de Caxias do Sul

Especialista.

Referências

CAMPOS, Gerlane F.de O.; FIGUEIRÊDO JR., Hugo S. de. Aplicação do método de custeio ABC direcionado pelo tempo (TDABC) como apoio à gestão de um estaleiro naval . In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 16, 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza: ABC, 2009. Disponível em: < http://www.abcustos.org.br/texto/viewpublic?ID_TEXTO=3072>. Acesso em: 28 out. 2011.

CAMPOS, R. L. O capital intelectual e o processo de estimação de custos e formação de preços em empresas de produção por encomenda, 2003, 152 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.

CARMO-NETO, Dionísio. Metodologia Científica para principiantes. 3. ed. Salvador: American World University Press, 1996.

GARRISON, R. H.; NOREEN, E. W. Contabilidade gerencial. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

HAIR, Jr., Joseph F.; BABIN, Barry; MONEY, Arthur H.; SAMOUEL, Phillip. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração.Trad. Lene Belon Riberio. Porto Alegre: Bookman, 2005.

KAPLAN, R. S.; ANDERSON, S. R. Custeio baseado em atividade e tempo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. São Paulo: Altas, 1997.

SOUZA, A.; AVELAR, E.; BOINA, T.. Gestão de Custos e Formação de Preços em Empresas de Produção por Encomenda: Estudos de Casos. RIC - Revista de Informação Contábil, Recife, v.2, n.1, p.56-81, jan./mar. 2008, p.57 e p.59.

SOUZA, Antônio A.; AVELAR, Ewerton A; BONIA, Terence M.; GUERRA, Mariana. Análise da aplicabilidade do Time-driven Activity-based Costing em empresas de produção pó encomenda. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 15, 2008, Curitiba. Anais...Curitiba: ABC, 2008. Disponível em: < http://www.abcustos.org.br/texto/viewpublic?ID_TEXTO=3362>. Acesso em: 21 nov. 2011.

SOUZA, Joana S. de. Métodos Modernos de Custeamento. Caxias do Sul: UCS, 2010.

WERNKE, Rodney; MENDES, Eduardo Z.; LEMBECK, Marluce. ABC versus TDABC: estudo de caso em transportadora In: XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 17, 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: ABC, 2010. Disponível em: <http://www.abcustos.org.br/texto/viewpublic?ID_TEXTO=3186>. Acesso em: 18 nov. 2011.

Downloads

Publicado

2013-03-21

Como Citar

Eckert, A., Mecca, M. S., Biasio, R., & Mauro, P. S. (2013). A viabilidade da aplicação do método de custeio TDABC em uma empresa de mármores sob encomenda. Revista De Estudos Contábeis, 3(5), 25–47. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/14250

Edição

Seção

Artigos